Canto das Oferendas


O Canto das Oferendas. Iniciamos os cantos que farão parte da Liturgia Eucarística. Explica a Irmã Miria T. Kolling.

Canto das oferendas - ( Liturgia Eucarística) – Preparação dos dons.

É canto que acompanha a apresentação dos dons do pão e do vinho, facultativo e tem verdadeiro sentido quando houver a procissão das oferendas para o altar. Diz a Instrução do Missal: “O canto das oferendas acompanha a procissão das oferendas e se prolonga pelo menos até que os dons tenham sido colocados sobre o altar.” Portanto, não deve se prolongar, uma vez que acompanha o rito da procissão com os dons. Não é um canto para oferecer o sacrifício: a única oferta é Jesus Cristo e nós, “por Ele, com Ele e nEle”, em sacrifício vivo e santo; é, sim, canto para apresentar os dons e preparar a mesa do altar, após a liturgia da Palavra...

Por isso, evitar os “cantos de ofertório”. Momento com muitas possibilidades, dependendo da solenidade ou da festa: um hino a Jesus Cristo, ao Espírito Santo, a Maria ou outro; um solo de órgão ou outro instrumental, um dueto vocal, o coro, além de responder cantando à oração de bênção: “Bendito sejais, Senhor Deus do Universo...” (Os momentos da preparação dos dons: a apresentação do pão, a apresentação do vinho, a mistura da água e do vinho, as outras oferendas – nossa partilha fraterna, e a oração sobre as oferendas. A apresentação dos dons é o pórtico de entrada da oferenda eucarística).

Comentário

Neste momento da Celebração devemos prestar atenção no tipo de músicas que devemos escolher. A Irmã Míria nos explica sobre a possibilidade de cantar alguma música baseado na solenidade ou festa, mas nem sempre estamos num momento como estes.

O canto normalmente dura o tempo para que o sacerdote receba as oferendas e prepare o altar juntamente com a hóstia e o vinho que serão consagradas e neste momento a comunidade oferta seu sacríficio juntamente com o Sacríficio do Senhor através de suas ofertas.

Portanto, os cantos devem se pautar em temas que englobem o pão e o vinho e a oferta do trabalho do fiel. Músicas como Diante do Altar do Walmir Alencar no CD O céu se abre não cabe para este momento, como eu já vi sendo tocado, a música mesmo se inicia cantando Diante de tua presença me encontro Senhor. Mas Jesus ainda não foi consagrado sobre o altar além da letra não ter nenhuma referência ao momento litúrgico. Esta música seria melhor se cantada em adoração diante do Santíssimo.

Comentários

  1. A maioria dos canais do YouTube coloca ofertório e o nome da música, está errado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010