Sugestão para Missa do 06º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 13-Fev-2011



Sugestão para Missa do 06º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 13-Fev-2011
- A Verdadeira Justiça -

A Liturgia desta semana terá como tema principal A Justiça de Deus , a verdadeira Justiça, que Deus quer que todos os seus filhos vivam em suas vidas, justiça que leva a paz e não a destruição. Como sintetiza bem o folheto Nova Aliança Jesus vem nos revelar a justiça de Deus e nos convidar a vivê-la na misericórdia do Senhor.

Na Primeira Leitura do Livro de Eclesiástico 15,16,21 O Hagiógrafo vem nos mostrar que a vida vem da confiança no Senhor e na observância de seus mandamentos. Temos a liberdade de escolhermos entre dois caminhos, o da santidade e o do pecado, mas receberemos conforme aquilo que escolhermos. O Senhor conhece nossas obras e como é frisado no versiculo 21 Não mandou ninguem agir como ímpio e a nínguém deu licença de pecar. Assim é a Justiça do Senhor e que nos é meditada nesta liturgia.

No Salmo 118 (119) o salmista vem afirmar o que foi dito na Primeira Leitura, um hino de petição à Deus para ser um servo que caminha na santidade observando os mandamentos e deixando seu pedido ensina-me a viver seus preceitos , quero guardá-los até o fim.

Na Segunda Leitura de I Corintios 2,6-10 São Paulo vai afirmar que a sabedoria e a Justiça do Senhor não é o mesmo que os poderosos deste mundo prega. O mundo prega a morte e a destruição, o Senhor nos reserva algo que nunca vimos ou sonhamos mas que está preparado para os que amam são amados pelo Senhor. Os amados do Senhor são aqueles que vivem seus preceitos, mandamentos e amam o Senhor de todo o seu coração.

No Evangelho de Mateus 5,17-37 Jesus vai fechar toda a nossa meditação afirmando que sua vinda foi para completar a lei, completar os mandamentos do Senhor. Jesus veio nos revelar o que estava oculto ainda para o homem dentro dos mandamentos do Senhor, que é o amor e a esperança de uma vida nova, culminada por sua morte e ressurreição , dando-nos uma Nova Aliança. E nos alerta que devemos praticar e ensinar os mandamentos do Senhor para podermos ser dignos de estar no Reino do Pai, quem desobedecer algum dos mandamentos e ensinar o erro será culpado. Devemos viver a Justiça Verdadeira, que é a única ques será reconhecida diante do Senhor, esta é a maior justiça, a Justiça de Deus que encobre qualquer justiça humana.

Esta é a idéia central do Evangelho de hoje, mas Jesus vem nos ensinar algumas situações desta Justiça de Deus interessante para um estudo bíblico como a parabola da pessoa que não reconciliou-se com seu adversário e foi jogado a prisão e não sairá até pagar o último centavo. Aqui temos um dos exemplos bíblicos do purgatório, para podermos viver com o Senhor devemos estar livres de todo mal que cometemos, se não estivermos preparados só poderemos sair ao encontro do Pai quando tivermos pagos todas as nossas dividas, purgados nossos pecados, porque Deus não pode conviver com o pecado, pois seu Reino é "onde nada de impuro entrará". (Apocalipse 21,27)

Jesus também fala sobre o divórcio, que quem se casa com alguém divorciado comete adultério somente é excessão se o casamento for irregular. Oras, quem pode
afirmar se um casamento é valido ou não, se é regular ou irregular se não a Igreja Católica? Somente na Igreja se analisa a situaçoes dos casamentos, muitas igrejas protestantes aderem às segundas núpcias.

Como podemos ver Jesus nos mostra também a importância da Igreja para que a Justiça de Deus seja vivida em meio ao povo, quer seja de forma doutrinária ou moral, a Igreja segue guiando o povo rumo a Pátria Celeste, como uma grande Arca onde Pedro, o Papa está no leme.

Espero ter ajudado e deixem os comentários para melhorarmos ainda mais nosso Blog.


Pax et Bonum

Rogério T. Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí - SP

Entrada:
Senhor quem entrará - Católicas
Audio e Cifra

Campanha da Fraternidade 2008-CNBB
Cifra



Os Mandamentos - Pe. Zezinho - cd. Teodiceia 2
Cifra



10 Mandamentos - Dunga - Foi Assim
Cifra




Ato Penitencial:
Senhor tende piedade de nós
Cifra



Hino de Louvor:
Gloria a Deus lá nas alturas - Católicas
Audio e Cifra

Aclamação:
Aleluia, Porque não vivemos somente de Pão - Liturgicas
Cifra



Ofertório:
Só em Ti Viver - Católicas
Audio e Cifra

Santo:
Santo, Santo, Santo - Liturgicas
Cifra



Abraço de Paz:
A Paz esteja contigo - Adoradores em Verdade
Audio e Cifra

Comunhão:
Feliz o homem que ama o Senhor - Católicas
Audio e Cifra

Pós Comunhão:
Amar-Te mais - Católicas
Audio e Cifra

Sede Santos - Vida Reluz
Audio e Cifra

Final:
Eu sei, Justo Juiz - Celina Borges - Alegria e Mistica
Cifra


Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010