Sugestão para Missa 02º Domingo da Quaresma Ano A - 20-Mar-2011



Sugestão para Missa do 02º Domingo da Quaresma - Ano A - 20-Mar-2011
- Cf 2011 - Fraternidade e a vida do planeta -
- Transfiguração do Senhor -

Estamos no tempo de penitência e conversão, o tempo da quaresma. Como todos nós sabemos neste periodo temos que tomar cuidado com o ritmo de nossas melodias, músicas muito alegre nos remete a festa, não estamos num período líturgico de festa mas de instrospecção, meditação , conversão. Entendermos o porque éramos condenados e como que Jesus pela sua obediência até a morte e morte de cruz nos levou a libertação e abriu-nos novamente as portas do Reino. Antes éramos inimigos do Senhor pelos nossos pecados, pela mediação de Jesus Cristo tivemos nossa remissão e a chance de vivermos a vida eterna no Senhor, não mais condenados por uma culpa antiga, mas dando conta de nossos atos, hoje novamente a árvore do conhecimento nos é apresentado e cabe a cada um de nós, sermos fiéis ao Senhor e obedientes a sua Palavra, não comer desta árvore.

Também neste periodo, por este motivo anteriormente explicado não cantamos o Hino de Louvor, passaremos os 40 dias meditando nosso pecado, para que no dia da Ressurreição de Cristo possamos cantar fortemente o louvor a Jesus que vence a morte e nos dá a vida. Nas músicas de aclamação também não se canta o Aleluia porque esta palavra nos remete ao Louvor, a origem deste termo é a bela expressao hebraica "hallelu-ya" que significa "louvai a Javé" e que também pode significar Louvai ao Senhor ou Glória ao Senhor.

A Liturgia desta semana terá como tema principal a Transfiguração de Jesus, a salvação que gera toda uma nação.

Na Primeira Leitura do Livro de Genesis 12,1-4a Fala sobre a Promessa de Deus a Abrãao de que a partir dele formaria uma grande nação e engrandeceria o nome dele.Pela obediência de Abrãao a voz do Senhor essa promessa se cumpriu. Também esta passagem prefigura ao Nosso Senhor Jesus. Pela sua obediência até a morte e morte de cruz, o Senhor gerou uma grande Nação, uma grande família e tornou o Nome de Jesus acima de todos os Nomes.

No Salmo 32 (33) com a Resposta "Sobre Nós venha Senhor a Vossa graça, venha a vossa salvação" é um hino meditativo de clamor ao Senhor, pedindo ao Senhor a salvação e confiando em sua promessa e em suas palavras. É um hino que nos faz meditar sobre a salvação que veio por Jesus a nós , nós que somos seu povo, é um salmo que reflete bem o que estamos vivendo neste tempo de quaresma.

Na Segunda Leitura 2 Timoteo 1,8b-10 São Paulo vem nos chamar a viver a santidade como cristãos, pois como recebemos a vida, a salvação em Jesus também devemos refletir isso aos irmãos. Somos um povo eleito e santo, chamados a viver a santidade e nos transfigurar em vida e doação, assim como Jesus fez por nós. Somos chamados a ser imitadores de Cristo, unidos como um só povo, onde Jesus é a cabeça e nós o corpo.

No Evangelho de Mateus 17,1-9 vamos observar a passagem da transfiguração do Senhor e podemos tirar muitas mensagens importantes . A Primeira é que a transfiguração do Senhor é momento em que toda a Promessa se cumpre, a promessa do Salvador , da Salvação. Neste momento da Transfiguração Jesus é recebido por Abrãao e Elias ou seja, toda a prefiguração do Antigo Testamento é confirmado, pelos Patriarcas representado por Abrãao e pelos Profetas representado por Elias. E tem como defecho o Próprio Senhor Deus anunciando que Jesus é seu filho muito amado e nos alerta a escuta-lo. É importante observar que se cumpre também o que foi dito na Primeira Leitura, foi prefigurado nascer uma grande nação e seu nome seria engrandecido.

Em nossa Paróquia temos o costume de cantar as músicas da Campanha da Fraternidade, não todas, mas algumas durante nosso tempo quaresmal, como entrada mesmo usando o Hino da Cf do ano. Por isso estarei deixando algumas músicas no Blog, fixos durante estes quarenta dias como sugestão para todas as semanas da quaresma.

Espero ter ajudado e deixem os comentários para melhorarmos ainda mais nosso Blog.

Pax et Bonum


Rogério T. Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí - SP

Entrada:
Queremos te ver - Davidson Silva - cd. Tomé
Cifra



Transfiguração - Pe. Zezinho - cd. Louvemos ao Senhor 09
Sugestão: Minha sugestão é que se troque as palavras de louvor desta música para algo mais adequado a quaresma. Como por exemplo na música diz: Subindo ao Monte Tabor vamos juntos louvar ao Senhor, troque o louvar por celebrar o Senhor.

Cifra



Hino da Cf 2011 - CNBB
Audio e Cifra

Senhor Eis aqui o seu povo - CF 2009
Audio e Cifra

Ato Penitencial:
Senhor Servo de Deus - CF 2011
Audio e Cifra

Quantas Vezes - Liturgicas
Audio e Cifra

Hino de Louvor:
Omite-se


Aclamação:
Louvor a Vós ó Cristo Rei, Rei da Eterna Glória
Cifra



Fala Senhor, Palavras de Fraternidade - Liturgicas
Audio e Cifra

Louvor e Gloria a Ti Senhor - CF2009
Audio e Cifra

Glória e Louvor , ó Cristo - Cf 2011
Audio e Cifra

Ofertório:
Volta o Teu olhar - Cf. 2011
Audio e Cifra

Bendito és Tu - Cf 2008
Audio e Cifra

Sê Bendito o Senhor para sempre - cf 2004
Audio e Cifra

Sanctus:
Santo - Cf 2009
Audio e Cifra

Santo (Quaresma/advento) - Liturgicas
Audio e Cifra

Abraço da Paz:
Sonho de Paz - Mensagem Brasil - cd. 1999
Cifra



Esperança de Paz - Focolares

Audio e Cifra

Comunhão:
Então da nuvem luminosa dizia uma voz - CF 2006
Cifra



Nós vivemos de toda a Palavra - CF 2011
Audio e Cifra

Já Existe a Partilha - Coral Palestrina
Audio e Cifra

Pós:
Transfiguração - Dunga cd. Transfiguração
Cifra



Seu amor me transfigurou - Diego Fernandes - cd.Folha em Branco
Cifra



Final
Tomado pela Mão - Liturgicas
Audio e Cifra

Comentários

  1. Perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sem palavras a minha alegria, me chamo mPedro Henriqeu, moro no Rio de Janeiro -RJ e participo de um Ministério de Música (Ministério São Bento), que mantém "no Ar" um blog com objetivo e contúdo semelhante ao de vcs = http://msbvalenca.blogspot.com/.
    Pensava que eramos os unicos com esse conteúdo mas gloria aDeus achei vcs!!! Entrem em contato para trocarmos ideias e experiências. Paz e Bem. Meu email é: phbot2007@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelos comentários, rezem pelo nosso apostolado e que o Senhor nos abençoe. Pax et Bonum.

    Rogério Hirota

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010