Sugestão para Missa 03º Domingo da Quaresma Ano A - 27-Mar-2011



Sugestão para Missa do 02º Domingo da Quaresma - Ano A - 20-Mar-2011
- Cf 2011 - Fraternidade e a vida do planeta -
- O Nosso Deus é o Deus da Vida -

Estamos no tempo de penitência e conversão, o tempo da quaresma. Como todos nós sabemos neste periodo temos que tomar cuidado com o ritmo de nossas melodias, músicas muito alegre nos remete a festa, não estamos num período líturgico de festa mas de instrospecção, meditação , conversão. Entendermos o porque éramos condenados e como que Jesus pela sua obediência até a morte e morte de cruz nos levou a libertação e abriu-nos novamente as portas do Reino. Antes éramos inimigos do Senhor pelos nossos pecados, pela mediação de Jesus Cristo tivemos nossa remissão e a chance de vivermos a vida eterna no Senhor, não mais condenados por uma culpa antiga, mas dando conta de nossos atos, hoje novamente a árvore do conhecimento nos é apresentado e cabe a cada um de nós, sermos fiéis ao Senhor e obedientes a sua Palavra, não comer desta árvore.

Também neste periodo, por este motivo anteriormente explicado não cantamos o Hino de Louvor, passaremos os 40 dias meditando nosso pecado, para que no dia da Ressurreição de Cristo possamos cantar fortemente o louvor a Jesus que vence a morte e nos dá a vida. Nas músicas de aclamação também não se canta o Aleluia porque esta palavra nos remete ao Louvor, a origem deste termo é a bela expressao hebraica "hallelu-ya" que significa "louvai a Javé" e que também pode significar Louvai ao Senhor ou Glória ao Senhor.

A Liturgia desta semana terá como tema principal a Água Viva de Deus, A Salvação e a Missão de todo o cristão: anunciar e crer Naquele que realiza as obras de nossas vidas.

Na Primeira Leitura do Livro de Exodo 17,3-7 Vemos a passagem do Povo de Israel que queixavam de sede e Moisés seguindo as ordens do Senhor dá de beber à aquele povo. Na verdade é importante analisarmos que a principio esta passagem prefigura a salvação de Deus, é o povo que estando no pecado original de Adão como já vimos em alguns Domingos atrás, sofre pela ausência de Deus. Estar privado da graça, de poder estar diante do Senhor a quem somos criados a louvar por toda eternidade é um sofrimento eterno, é uma sede infinita que só pode ser saciada pela salvação em Cristo. Em Jesus e sua salvação tivemos acesso ao Reino, para que possamos beber de Tua Água Viva, Águas da Salvação. Moisés é nesta passagem a prefiguração de Jesus, que obediente passa por entre o povo encolerizado pela sede, e dá de beber ao povo. Jesus obediente, recebe todo pecado, pelas chagas causadas por nós e assim nos leva a um novo estagio, passamos de criaturas para filhos de Deus.

No Salmo 94(95) com a resposta "Não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor" é um hino de alegria, onde o salmista exalta ao Senhor que nos salva, que nos guia pelos caminhos da vida e nos dá água da eternidade e deixa um lembrete importante, não duvidar do Senhor pois Ele nunca esquece de nós. Em Massa e Meriva que ocorreu a passagem da Primeira Leitura, o povo duvidou que o Senhor estava no meio deles, o Senhor sempre cumpre suas promessas, por isso a mensagem principal do Salmo, Não fecheis o Vosso Coração, mas ouvi a voz do Senhor.

Na Segunda Leitura Romanos 5,1-2;5-8 São Paulo vai anunciar a salvação do Senhor e o amor de Deus pois mesmo não merecendo, mesmo sendo pecadores, o Senhor se entregou por nós, essa é a maior prova de Amor. O Senhor não abandonou seu povo, mas no tempo determinado veio por nós. E pela sua doação na cruz, recebemos não só a salvação mas também o impulso de amar como o Senhor através do Espírito Santo do Senhor. Hoje, como São Paulo, temos duas missão importante, de anunciar a Salvação de Cristo por sua morte e ressurreição e ser portadores da água viva do Senhor a tantas pessoas que tem fome e sede do Senhor.

No Evangelho de João 4,5-15;19b-26.39a,40-42 o Evangelista vai nos narrar a passagem da Samaritana e o Poço de Jacó, aqui Jesus vai encerrar e completar toda a idéia da Liturgia nos dizendo que Ele é o Senhor, o Cristo, o Messias que veio trazer a Salvação, mas a salvação que veio dos judeus não ficará somente restrito a estes mas se espalhará a todos os povos. Os samaritanos mesmos, não tinham uma boa convivência com os Judeus, mas muitos reconheceram a Jesus como o Messias que iria salvar este mundo e deram o primeiro passo para a salvação que estava por chegar. Nesta passagem vemos também a samaritana cumprindo o que foi dito no salmo e na Segunda Leitura, Ela não fechou o coração à Jesus, mesmo sabendo que este era judeus e que não se davam, ouviu sua voz e foi tocada pelo Senhor e assim anunciou ao seu povo , foi canal de anuncio do Senhor e levou o Senhor que sacia a sede à seu povo. Eles disseram algo importante "Já não cremos por causa de tuas palavras, mas nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo", ou seja, o passo inicial para que aquele povo reconhece Jesus foi por causa das palavras daquela samaritana.

Em nossa Paróquia temos o costume de cantar as músicas da Campanha da Fraternidade, não todas, mas algumas durante nosso tempo quaresmal, como entrada mesmo usando o Hino da Cf do ano. Por isso estarei deixando algumas músicas no Blog, fixos durante estes quarenta dias como sugestão para todas as semanas da quaresma.

Espero ter ajudado e deixem os comentários para melhorarmos ainda mais nosso Blog.

Pax et Bonum

Rogério T. Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí - SP

Entrada:
Hino da Cf 2011 - CNBB
Audio e Cifra

Senhor Eis aqui o seu povo - CF 2009
Audio e Cifra

És água viva - Pe. Zezinho - cd. Sol Nascente, Sol Poente
Cifra



Água Viva - Ministério Água Viva cd. Em Teus Braços
Cifra e Audio

Água viva - Paulus - cd Adoremos 1
Audio e Cifra

Ato Penitencial:
Senhor Servo de Deus - CF 2011
Audio e Cifra

Quantas Vezes - Liturgicas
Audio e Cifra

Hino de Louvor: Omite-se

Aclamação:
Louvor a Vós ó Cristo Rei, Rei da Eterna Glória
Audio e Cifra

Fala Senhor, Palavras de Fraternidade - Liturgicas
Audio e Cifra

Louvor e Gloria a Ti Senhor - CF2009
Audio e Cifra

Glória e Louvor , ó Cristo - Cf 2011
Audio e Cifra

Ofertório:
Volta o Teu olhar - Cf. 2011
Audio e Cifra

Bendito és Tu - Cf 2008
Audio e Cifra

Sê Bendito o Senhor para sempre - cf 2004
Audio e Cifra

Sanctus:
Santo - Cf 2009
Audio e Cifra

Santo (Quaresma/advento) - Liturgicas
Audio e Cifra

Abraço da Paz:
Sonho de Paz - Mensagem Brasil - cd 1999
Audio e Cifra

Esperança de Paz - Focolares
Audio e Cifra


Comunhão:
Perfeita Promessa - Com. Ide
Audio e Cifra

Nós vivemos de toda a Palavra - CF 2011
Audio e Cifra

Já Existe a Partilha - Coral Palestrina
Audio e Cifra

Pós:
Água de Poço - Pe. Zezinho cd. Sereno e Forte
Cifra




Poço - Johnny - cd. Pra te Louvar Senhor
Cifra



Fonte de água viva - Laércio Oliveira - cd. Quero Paz
Cifra



Mais perto - Pe. Fabio de Melo - cd. Estação da Vida
Cifra



Final
Tomado pela Mão - Liturgicas
Audio e Cifra

Água Viva - Temar
Audio e Cifra

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010