Sugestão para Missa 04º Domingo da Quaresma Ano A - 03-Abr-2011




Sugestão para Missa do 04º Domingo da Quaresma - Ano A - 03-Abr-2011
- Cf 2011 - Fraternidade e a vida do planeta -
- A Luz do Senhor -

Estamos no tempo de penitência e conversão, o tempo da quaresma. Como todos nós sabemos neste periodo temos que tomar cuidado com o ritmo de nossas melodias, músicas muito alegre nos remete a festa, não estamos num período líturgico de festa mas de instrospecção, meditação , conversão. Entendermos o porque éramos condenados e como que Jesus pela sua obediência até a morte e morte de cruz nos levou a libertação e abriu-nos novamente as portas do Reino. Antes éramos inimigos do Senhor pelos nossos pecados, pela mediação de Jesus Cristo tivemos nossa remissão e a chance de vivermos a vida eterna no Senhor, não mais condenados por uma culpa antiga, mas dando conta de nossos atos, hoje novamente a árvore do conhecimento nos é apresentado e cabe a cada um de nós, sermos fiéis ao Senhor e obedientes a sua Palavra, não comer desta árvore.

Também neste periodo, por este motivo anteriormente explicado não cantamos o Hino de Louvor, passaremos os 40 dias meditando nosso pecado, para que no dia da Ressurreição de Cristo possamos cantar fortemente o louvor a Jesus que vence a morte e nos dá a vida. Nas músicas de aclamação também não se canta o Aleluia porque esta palavra nos remete ao Louvor, a origem deste termo é a bela expressao hebraica "hallelu-ya" que significa "louvai a Javé" e que também pode significar Louvai ao Senhor ou Glória ao Senhor.

A Liturgia desta semana terá como tema principal a Luz do Senhor e os Designios de Deus que são diferentes do homem.

Na Primeira Leitura do Livro de 1Sm 16,1b.6-7.10-13a Vai narrar a escolha e a unção de Davi como Rei e ungido do Senhor. Davi no Antigo Testamento prefigura a Jesus Cristo, como Rei Salvador e o Cristo que significa ungido do Senhor. Já no início da leitura vemos o Senhor dizer que escolheu um rei para seus filhos, assim também, Jesus foi escolhido desde o início do Plano de Salvalção do Senhor, para ser o Rei que vai libertar seu povo, pela morte e ressurreição, é Jesus quem vai tirar o seu povo da escuridão do pecado e levá-los a luz do Senhor. É importante notarmos como o Senhor é claro ao afirmar que seus designios é diferente dos designios humanos. O Homem vê a aparência e o Senhor o coração afirma o hagiografo, por isso é importante escutarmos a voz do Senhor, quando seguimos de acordo com nossos ideais mesmo sendo no serviço do Senhor, temos grande probabilidade de errar porque iremos seguir o que achamos correto aos nossos olhos e não aos Olhos do Senhor.

No Salmo 22,1-3a.3b-4.5.6 com a resposta !O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma" é Hino da confiança, é como deve ser o caminho de todo cristão, confiar no Senhor acima de tudo, porque Sua Vontade tem que ser nossa meta e caminho. O Salmista vai dizer , Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei e esta é uma realidade, quando caminhamos segundo nossa vontade, fugimos das dificuldades e procuramos a porta larga para passar, quando buscamos andar segundo o Senhor, vamos caminhamos na confiança sem medo do amanhã, sem medo da escuridão que por vezes passamos na vida porque a luz do Senhor ilumina nossos passos e nos guia rumo a Pátria Celeste.

Na Segunda Leitura de Ef 5,8-14 São Paulo vai resumir bem estas leituras afirmando que antes eramos trevas por causa do pecado de Adão, hoje somos luz pela salvação de Jesus e devemos buscar os frutos da luz que é bondade, justiça e verdade. Devemos viver como filhos da luz porque a luz maior de cristo brilho sobre nós e fugir dos frutos do pecado, da escuridão. Anunciar esta luz e desmascarar as obras das trevas é o dever de todo o cristão.

No Evangelho de Jo 9,1-41 vai narrar a passagem da cura do cego por Jesus. Nesta passagem podemos tirar muitas mensagens para nossa meditação, O cego é a humanidade que estava envolvido pelas trevas de sua cegueira, mas Jesus vem abrir-lhe os olhos, trazer a luz para sua vida. Mas nem sempre o cego, é aquele que tem a deficiência visual, mas os fariseus nesta passagem são exemplos típicos de uma cegueira espiritual, quando ficam tentando achar algum meio de incriminar Jesus, buscando em suas leis e convicções alguma falha nos atos de Jesus. O Senhor veio para aqueles que se reconhecem na escuridão, para aqueles que buscam o Senhor, por isso o cego foi escolhido e não os fariseus, quem vive segundo seus preceitos e se acham auto-suficiente a ponto de julgar seu proximo não estão servindo a Deus, podem até se vestir com as Palavras das Escrituras, como faziam os fariseus, em suas vestes haviam trechos biblicos, mas seus corações estavam cegos. Jesus é a luz que salva, que cura e só os que buscam humildemente ao Senhor, podem reconhecer a Deus no meio de Nós, por isso o cego prostrou-se ante a Jesus reconhecendo o Senhor, já os que viviam sob a suas convicções, encobertos pelas Palavras do Senhor, mas estas não estavam em seus corações, não viram que estavam acusando ao próprio Deus. Quando estamos nas trevas, não reconhecemos a Deus, e nos afastamos do Reino.

Em nossa Paróquia temos o costume de cantar as músicas da Campanha da Fraternidade, não todas, mas algumas durante nosso tempo quaresmal, como entrada mesmo usando o Hino da Cf do ano. Por isso estarei deixando algumas músicas no Blog, fixos durante estes quarenta dias como sugestão para todas as semanas da quaresma.

Espero ter ajudado e deixem os comentários para melhorarmos ainda mais nosso Blog.

Pax et Bonum

Rogério T. Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí - SP

Entrada:
Hino da Cf 2011 - CNBB
Audio e Cifra

Senhor Eis aqui o seu povo - CF 2009
Audio e Cifra

Deixa a Luz do Céu Entrar - Católicas
Audio e Cifra

O Senhor é minha luz - Católicas
Audio e Cifra

Alegres vamos a casa do Pai - CF 2007
Cifra




Ato Penitencial:
Senhor Servo de Deus - CF 2011
Audio e Cifra

Quantas Vezes - Liturgicas
Audio e Cifra

Hino de Louvor: Omite-se

Aclamação:
Louvor a Vós ó Cristo Rei, Rei da Eterna Glória
Audio e Cifra

Fala Senhor, Palavras de Fraternidade - Liturgicas
Audio e Cifra

Louvor e Gloria a Ti Senhor - CF2009
Audio e Cifra

Glória e Louvor , ó Cristo - Cf 2011
Audio e Cifra

Ofertório:
O Vosso coração de Pedra se converterá - CF 2007
Cifra




Volta o Teu olhar - Cf. 2011
Audio e Cifra

Bendito és Tu - Cf 2008
Audio e Cifra

Sê Bendito o Senhor para sempre - cf 2004
Audio e Cifra

Sanctus:
Santo - Cf 2009
Audio e Cifra

Santo (Quaresma/advento) - Liturgicas
Audio e Cifra

Abraço da Paz:
Sonho de Paz - Mensagem Brasil - cd 1999
Audio e Cifra

Esperança de Paz - Focolares
Audio e Cifra

Comunhão:
Nós vivemos de toda a Palavra - CF 2011
Audio e Cifra

Já Existe a Partilha - Coral Palestrina
Audio e Cifra

O Pão do Céu - Focolares
Audio e Cifra

Eterna Luz - Johnny - cd. Amor da cor do céu
Cifra



Cristo Luz - Pe. Ney Brasil Pereira - cd. Com Maria Mãe de Jesus
Cifra



Pós:
Brilhe a sua luz - Pe. Zezinho - cd. Cançoes que o amor escreveu
Cifra



Jesus é Luz - Pe. Zezinho - cd. Canções que a Fé escreveu
Cifra



Final
Tomado pela Mão - Liturgicas
Audio e Cifra

Seja Luz - Anjos de Resgate
Audio e Cifra

Deus da Luz - Ziza Fernandes - Mais que os Passaros
Cifra


Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010