Sugestão para Missa do 02º Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor - Ano A - 01-Mai-2011




Sugestão para Missa do II Domingo da Páscoa - Ano A - 01-Mai-2011
- Domingo da Divina Misericordia -
- Felizes o que crêem sem terem visto -

Nesta semana prosseguimos as leituras liturgicas das Semanas da Páscoa que se encerra no dia de Pentecostes, nestas semanas as músicas que utilizamos no Domingo de Páscoa podem ser utilizadas normalmente porque as leituras vão nos remeter a uma reflexão da vitória de Cristo Ressuscitado, da vitória sobre a morte e a salvaçao para toda a humanidade.

Nestas semanas deixarei a base da sugestão fixa com as musicas do Tempo Pascal e estarei apenas acrescentando algumas músicas mais específica da leitura do Domingo.

Não estarei fazendo as meditações da Liturgia porque as músicas já terão um sentido, um rumo a ser seguido , mas para não ficarmos sem um aprofundamento estarei partilhando as ótimas meditações de John Nascimento na qual o mesmo divulga seus textos pelas listas católicas. Encerrando as semanas do Tempo da Páscoa voltaremos com as meditações liturgicas e as música direcionadas especificadamente para cada Domingo.

Boa Páscoa a Todos! Viva Cristo ressucitado! Aleluia! Aleluia!

Deixe sua mensagem em nosso Blog para sabermos como estamos ajudando e como podemos melhorar e contribua com nosso apostolado ajudando a divulgar nosso blog!

Obrigado Pax et Bonum

Rogério Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí-SP

II Semana da Páscoa Ano A
John Nascimento

A Liturgia da Palavra deste 2º Domingo da Páscoa – A, dentro do espírito Pascal, vem dizer-nos que Cristo Ressuscitado manifesta-Se na assembleia dominical.
Os discípulos estavam reunidos na tarde do domingo (dia da ressurreição), quando Jesus Se apresentou, com os sinais gloriosos da Sua Paixão e lhes transmitiu, com Seu Espírito, os dons pascais resumidos na paz e na reconciliação.
Oito dias depois, no domingo seguinte, perante o descrédito de Tomé, confirma-lhes a fé e anuncia a bem-aventurança dos que crerem sem O terem visto.
Assim, ficaram todos a saber que o Ressuscitado estava entre eles e que era preciso guardar um dia para o Senhor em que os fiéis se pudessem reunir como pessoas livres, para prestar culto, conviver e partilhar o amor entre todos.

A 1ª Leitura dos Actos dos Apóstolos diz-nos que, vivendo muito de perto, a experiência maravilhosa da Ressurreição, os primeiros cristãos formavam uma comunidade cheia de vida e de dinamismo, animada por uma alegria, que se mantinha, mesmo no meio das mais duras provas.

- “A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma(...) e gozavam todos de grande simpatia”. (1ª Leitura).
Fiéis aos ensinamentos dos Apóstolos, aos quais Jesus confiou a Sua mensagem; unidos em fraterna comunhão, expressa em partilha de bens espirituais e materiais; assíduos em particular na Eucaristia; perseverantes na oração, os discípulos de Cristo iam construindo a Igreja, no mundo judaico-pagão.
Esta pequenina comunidade de Jerusalém permanecerá sempre modelo de todas as comunidades cristãs, porque confia no amor de Deus, como proclama o

Salmo Responsorial :
- “Aclamai o Senhor, porque Ele é bom ; o Seu amor é para sempre”.
Na 2ª Leitura, S. Pedro diz-nos que, mediante a Ressurreição de Jesus Cristo, a que fomos associados pelo Baptismo, nós ressuscitámos de entre os mortos e nascemos como filhos de Deus.Em Cristo Ressuscitado está, portanto, a razão suprema da nossa vida cristã.

- “Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, na Sua grande misericórdia e pela Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, nos fez renascer para uma esperança viva, para uma herança que não se corrompe, nem se mancha, nem desaparece”.(2ª leitura).


Mas n’Ele está também a razão da nossa esperança e da nossa alegria.Caminhando, embora, na obscuridade da fé e por entre as dificuldades da vida, o cristão abre sempre a sua alma à alegria pois sente-se já herdeiro dum mundo novo.A sua fé pascal é a via eterna anunciada desde agora.


O Evangelho é de S. João e diz-nos que Jesus Cristo Ressuscitado, aquele mesmo Jesus que sofreu e morreu, mas que voltou a viver, conhecendo um novo modo de existência corporal, aparece aos discípulos.Reproduzindo o gesto criador do Génesis(2,7), dá-lhes o Espírito Santo e, com Ele, o poder de perdoar pecados, poder que os tornará instrumentos vivos do seu triunfo sobre o mal e Seus colaboradores na nova criação, iniciada com a Ressurreição.

- «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós(...)Recebei o Espírito Santo : os pecados ficarão perdoados àqueles a quem os perdoardes; e ficarão retidos àqueles a quem os retiverdes».(Evangelho).
Oito dias depois, num encontro pessoal com Tomé, de novo integrado na comunidade, o Senhor Jesus mostra-nos que a fé é um risco : não se trata de tocar e ver, mas sim de acolher o anúncio que nos é transmitido.Como mostra uma série de testemunhos, a começar pelos Actos dos Apóstolos, a comunidae dos que crêem, reune-se em torno do seu Senhor ressuscitado, tornando-se ela mesma o lugar espiritual, o sacramento a sua presença.Ainda hoje somos fiéis ao ensinamento dos Apóstolos, que ouvimos na Liturgia da Palavra através dos escritos e da palavra viva dos ministros; ainda hoje oramos em nome do Senhor Jesus, partimos juntos o pão sobre o qual fizémos a Eucaristia, comungamos (ou devíamos comungar) os bens com os pobres, numa fraternidade autêntica.
Ainda hoje proclamamos na assembleia que Jesus é “Senhor” e “ Deus”, anunciamos o seu perdão e a sua paz, somos enviados para dar testemunho da vida nova.
A Liturgia dominical torna-se o lugar privilegiado do nosso encontro com o Senhor ressuscitado, que reconhecemos misteriosamente presente nos sinais da assembleia, da palavra, do sacerdote, do pão e do vinho.É o regime da fé, contraposto ao da visão.Dois textos do Concílio podem concluir a mensagem deste domingo :
- “Assim como Cristo foi enviado pelo Pai, assim também ele enviou os Apóstolos, cheios do Espírito Santo, não só para pregarem o Evangelho a toda a criatura, anunciarem que o Filho de Deus, pela sua morte e ressurreição, nos libertou do poder de satanás e da morte e nos transferiu para o reino do Pai, mas ainda para levarem a efeito o que anunciavam : a obra da salvação através do Sacrifício e dos sacramentos, sobre os quais gira toda a vida litúrgica”(SC 6).
- “Devido à tradição apostólica, que tem a sua origem no mesmo dia da Ressurreição de Cristo, a Igreja celebra cada oito dias o Mistério Pascal.
Esse dia chama-se justamente «O Dia do Senhor» ou Domingo.Neste dia, pois, os cristãos devem reunir-se para, ouvindo a Palavra de Deus e participando na Eucaristia, lembrarem-se da Paixão, Ressurreição e Glória do Senhor Jesus e darem graças a Deus que os «regenerou para a viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos».(1 Pe.1,3).Por isso, o domingo é um dia de festa primordial que deve ser lembrado e inculcado à piedade dos fiéis”.(SC 106).A celebração do domingo é participação normal para nos prepararmos e para vivermos segundo o plano da História da Salvação.
...............................
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
648. – A Ressurreição de Cristo é objecto de fé, na medida em que é uma intervenção transcendente do próprio Deus na Criação e na história. Nela, as três pessoas divinas agem em conjunto e manifestam a sua originalidade própria : realizou-se pelo poder, que «ressuscitou» Cristo seu Filho, e assim introduziu de modo perfeito a sua humanidade – com o seu corpo – na Trindade. Jesus foi divinamente revelado «Filho de Deus em todo o seu poder, pela sua Ressurreição de entre os mortos»(Rm.1,3-4). São Paulo insiste na manifestação do poder de Deus por obra do Espírito, que vivificou a humanidade morta de Jesus e a chamou ao estado glorioso de Senhor.


Entrada:
Eu confio em Vós Senhor - Liturgicas - cd. Celebrando a Misericordia
Cifra



Misericórdia sem fim - El Shaddai - cd. Somente Meu
Cifra



As Misericórdias do Senhor - Irma Kelly Patricia - Et Verbum
Cifra



Ressucitou - Com. Shalom - cd. Ressucitou
Audio e Cifra

Porque Ele vive - Padre Zeca - cd. Deus é Dez
Audio e Cifra

Cristo nossa Páscoa - Liturgicas
Audio e Cifra

O Senhor Ressurgiu, aleluia - Liturgicas
Audio e Cifra

O Senhor Ressurgiu - Liturgicas
Audio e Cifra

Cristo Venceu Aleluia - Liturgicas
Audio e Cifra

Ele Vive e Reinará! - Ministério Adoração e Vida - cd. ao vivo
Audio e Cifra

Celebrai - Banda Louvor e Glória
Audio e Cifra

Dia de Celebração - Ítalo Villar - cd. Força da Fé
Audio e Cifra

Celebrai a Cristo - Corinhos - DR
Audio e Cifra

Ato Penitencial:
Senhor que Viestes Salvar - Padre Zeca - cd. Deus é Dez
http://ministerio-ressurreicao.blogspot.com/2010/07/senhor-que-viestes-salvar-pe-zeca.html

Senhor que viestes para perdoar - Com. Recado - cd. Cânticos para Missa
Audio e Cifra

Senhor Vós Sois o Caminho - Coral Palestrina
Audio e Cifra

Hino de Louvor:
Hino de Louvor - Com. Recado - cd. Canticos Para Missa
Cifra

Aclamação ao Evangelho:
Resplandeceu - Shalom - Na Dança da Vida
Audio e Cifra

Como São Belos - Monsenhor Jonas Abib - cd. Só Pra Você
Audio e Cifra

Aleluia, o Senhor Ressurgiu
Audio e Cifra

Ao ouvir Tua Voz - Shalom - cd. Ressucitou
Audio e Cifra

Aleluia, Nosso cordeiro Pascal - Liturgicas
Audio e Cifra

Aleluia, Alegria minha gente - Liturgicas
Audio e Cifra

Ofertório:
Fonte de Misericórdia Senhor - Liturgicas - Cd. celebrando a misericordia
Cifra



Tudo o que tenho
Audio e Cifra

Em Procissão vão o Pão e o Vinho - Liturgicas
Audio e Cifra

Sanctus:
Santo - Cantinho da Criança - cd. Festa Maior
Audio e Cifra

Abraço da Paz:
O Mundo inteiro espera a paz - Liturgicas - cd. Celebrando a Misericórdia
Cifra



Bom e Agradável - Walmir Alencar - cd. Onde está Teu irmão?
Audio e Cifra

É deste altar que nos vem a Paz - Liturgicas
Audio e Cifra

Comunhão:
São Teus Milagres Senhor - Liturgicas - cd. Celebrando a Misericórdia
Cifra



Misericórdia Eucarística - Toca de Assis - cd. Jesus Sacramentado Certeza do Céu
Audio e Cifra

Tu nos Atraístes - Com. Shalom - cd. Ressucitou
Audio e Cifra

Aonde iremos nós - Agnus Dei
Audio e Cifra

Eu sou o Pão do Céu - Ítalo Villar - cd Deus Sonha com Você
Audio e Cifra

Pós-Comunhão:
Tomé - Davison Silva - cd. Tomé
Cifra



Misericordia Infinita - Walmir Alencar - cd. Misericordia Infinita
Cifra



Canto de Misericórdia - Ricardo Sá - cd. 5 Pedrinhas
Cifra



Raios de Misericordia - Fraternidade O Caminho - cd. Seu Nome é Jesus
Cifra



Por Tuas chagas - Anjos de Resgate - cd. Ao vivo em Brasilia
Audio e Cifra

Seu Nome é Jesus - Rincão Padre Dé - cd. Por Amor
Audio e Cifra

Por Amor - Rincão Padre Dé - cd. Por Amor
Audio e Cifra

Por Amor - Anjos de Resgate - cd. Seja Luz
Audio e Cifra

Foi por Você - Anjos de Resgate - cd. Luz das Nações
Audio e Cifra

Final:
Eis que Faço Nova Todas as Coisas - Mensagem Brasil cd 1999
Cifra



Aleluia, Hoje a Morte foi vencida
Audio e Cifra

Como nao falar do seu amor - Dunga - cd. Eletroacustico
Audio e Cifra

Sou Filho do Rei - Batista Lima - cd. Quero Tocar em Ti
Audio e Cifra

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010