Sugestão de Músicas para Missa do 04º Domingo do Advento - Ano B - 18-Dez-2011

Sugestão de Músicas para Missa do 04º Domingo do Advento - Ano B - 18-Dez-2011

- Ele será chamado Filho de Deus -

Irmãos, A Paz de Jesus e o Amor de Maria!


Como meditação litúrgica desta semana, estou colocando um artigo de John Nascimento que abrange bem o nosso foco que é o advento. Lembrando que assim como o período da quaresma, estamos entrando num tempo de reflexão, meditação e espera. Por isso tocamos músicas mais leves, sem muito ritmo guardando as músicas mais alegres e festivas para o dia do Nascimento de Jesus, no Natal. Por isso também neste tempo omitimos o Hino de Louvor e o Aleluia nas Aclamações ao Evangelho.

Em minha paróquia temos também o costume de tirar a bateria, porque este é o tempo de meditação, de reflexão como a quaresma, o tempo de espera e de vigia. Por isso omitimos também o Aleluia pois o ALELUIA que tem como a origem do termo  a bela expressao hebraica "hallelu-ya" que significa "louvai a Javé". Pode também significar louvai so Senhor, Gloria ao Senhor. Por isso guardamos para cantar alegremente o nosso Glória ao Senhor, o Nosso Hino de Louvor no dia da chegada de Jesus, Na missa de Natal, esta é a beleza de nossa liturgia.

As músicas durante este periodo serão meio que parecidas pois todas focam o tema do advento.

Pax et Bonum

Rogério


04º DOMINGO DO ADVENTO - ANO – B!      
John Nascimento

                 Anunciação do Anjo a Maria....

        A Liturgia da Palavra deste 4º Domingo do Advento – B, faz a nossa introdução solene no Mistério da Encarnação, que se vai operar dentro da descendência de David por obra e graça do Espírito Santo.
        Hoje como sempre, não há salvação para os homens senão em Jesus Cristo, pois Ele é o «Deus connosco», anunciado pelos profetas e prometido à Virgem Maria, na mensagem do Anjo Gabriel.
        Filho de Deus por natureza, Ele assumiu a nossa condição humana e, Homem entre os homens, salvou realmente o homem todo (corpo e alma), dando ao Pai uma resposta adequada  -  a resposta duma obediência filial até à morte.
         N’Ele, Deus mostrou o amor que tem por todo o homem.
         N’Ele, a todo o homem deu acesso à Sua mesma vida divina.
            O Advento é  um tempo Litúrgico, em que, mais claramente e de modo mais premente, se impõem as exigências evangélicas e missionárias da nossa vocação de baptizados.
            A 1ª Leitura, do Livro do profeta Samuel diz que o rei David desejava construir um templo em honra de Deus, que abrigasse a Arca de Aliança e fosse o centro espiritual do seu povo.        
            Embora Deus não rejeite o seu nobre projecto, faz-lhe, no entanto, compreender que não é o homem que traça planos a Deus, mas é Deus que associa o homem à realização dos Seus desígnios de salvação.
            - “Assim fala o Senhor : Serás tu a fazer-Me um palácio para Eu residir ?... Estabelecerei um lugar ao Meu povo de Israel, e fixá-lo-ei, para nele habitar”.(1ª Leitura).
             Será, portanto, Deus que construirá uma casa a David, constituído doravante, depositário pessoal das promessas divinas.
            Da sua descendência nascerá o Messias, em Quem habita toda a plenitude da Divindade, verdadeiro e vivo templo de Deus no meio dos homens.
            Esta Aliança e a fidelidade por ela exigida são mais importantes para o futuro do povo do que um templo material.
            É uma atitude do amor e da bondade de Deus para com o Seu povo, como proclama o Salmo Responsorial :
            - “Senhor, cantarei eternamente a Vossa bondade !”.
             Na 2ª Leitura S. Paulo, num hino de louvor e gratidão, com que encerra a Epístola aos Romanos, dá glória a Deus, por haver, finalmente, revelado o mistério por excelência – o do acesso à salvação dos pagãos e dos judeus, incapazes, uns e outros, da a alcançar, pelos seus próprios esforços.
            - “A este Deus, o único que é sábio, por Jesus Cristo, a Ele, glória por todo o sempre. Amen”.(2ª Leitura).
              Oculto no tempo, esse mistério vai revelar-se no Natal, em que Deus nos dá a conhecer a sabedoria do Seu plano divino : salvar todos os homens e o homem todo por Jesus Cristo.
            Realiza-se na Cruz e é manifestado pelo anúncio do Evangelho feito pelos Apóstolos, testemunhas e realizadores deste mistério inefável.
            O Evangelho é de S. Lucas e diz-nos que Maria, aceitando ser a Mãe do Salvador, prometido a David, encerra o longo período de expectativa da humanidade.
            Pela sua fé, pelo «sim» generoso, e sob a acção do Espírito Santo, Deus começa a habitar no meio do Seu Povo.
            - “Eis a serva do Senhor. Faça-se em Mim segundo a tua palavra”.(Evangelho).
              Israel, apesar das advertências dos profetas, sonhava multiplicar os santuários, onde habitasse o seu Deus.
            Mas só Deus pode escolher e construir uma morada digna d’Ele e, na verdade, Ele mesmo a escolhe, pobre e humilde, de maneira desconcertante para o orgulho humano.
             O humilde acolhimento de Maria dá-Lhe a morada que Ele desejava.
            Assim, pois,  para realizar o “envolvido em silênciao desde os séculos eternos”, agora porém manifestado a todos os gentios, Deus insere-se num quadro que se veio organizando e modificando no decorrer dos anos; e não age sozinho, mas pede a colaboração consciente e livre da Mãe, como depois virá  a fazer com os Apóstolos e com todos os que crêem.
            Mas aquele que nasce na carne como “filho de David” é, pelo poder do Espírito, constituido e revelado como “filho do Altíssimo”.
            Ele nasce “Não de carne e de sangue” , mas de Deus; e, analogamente, nascem como filhos de Deus os que crêem nele.
            Para tornar estável a sua dinastia  e dar um centro ao seu povo, David pensa construir uma casa e nela colocar a Arca da Aliança, mas Javé responde que Ele é que construirá uma casa para David.
            Deus não recusa o templo, mas afirma que o futuro do povo e da dinastia se apoiará mais sobre a aliança entre Deus e homem do que sobre o próprio templo.
            A fidelidade recíproca entre Deus e o homem será mais importante para a história do povo do que os sacrifícios do templo.
            Durante muito tempo o termo “Igreja” significou apenas um edifício, e, para muitos, um lugar que se visita por dever ou por convenção.
            Hoje muita coisa mudou, mas não está plenamenre superada a ideia de uma Igreja que se entrincheira em poderosas “cidades de Deus”, em vez de se abrir para o diálogo e para as relações.
            - “Deus não habita em templos construídos por mão do homem”.(Act.17,24).
             Deus estabelece a sua morada não em edifícios, mas em homens. :
            - “Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Cor. 3,16).
             Entretanto o edifício eclesial tem um sentido : é a casa da comunidade, um espaço onde os fiéis se reunem e acorrem para se encontrarem com o Senhor.
            É um lugar sagrado para o culto que é devido a Deus.
            Deus faz a sua morada entre os homens e faz da humanidade o seu templo : as pedras que o constituem são pedras vivas dos homens que dizem um SIM incondicional a Deus.
            Maria é a primeira pedra viva da casa de Deus entre os homens.
            Depois, José : disponível para o plano de Deus, assegura ao menino que nascerá de Maria por obra do Espírito Santo, a descendência real da estirpe de David.
            Maria, na sua absoluta disponibilidade à vontade de Deus, torna-se a Mãe do Messias prometido, o Filho de Deus, que, “terá o trono de David” e “o seu reino não terá fim”.
            O Espírito Santo realiza essa maravilha : Ele faz habitar o Verbo de Deus entre os homens para o cumprimento da História da Salvação.
                                                .........................
            Diz o Catecismo da Igreja Católica  :
            484. – A Anunciação a Maria inaugura a «plenitude dos tempos»(Gal.4,4), isto é,  o cumprimento das promessas e dos preparativos. Maria é convidada a conceber Aquele em quem habitará «corporalmente toda a plenitude da Divindade»(Col.2,9). A resposta divina ao seu «como será isto, se Eu não conheço homem?»(Lc.1,34) é dada pelo poder do Espírito : «O Espírito Santo virá sobre ti»(Lc.1,35).
            488. - «Deus enviou Seu Filho»(Gal.4,4). Mas, para Lhe «formar um corpo» quis a livre cooperação duma criatura. Para isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré, na Galileia «virgem que era noiva de um homem da casa de David, chamado José. O nome da Virgem era Maria».(Lc.1,26-27).


Entrada: 
Como Sol nasce da aurora - Liturgia VIII - Paulus
Audio e Cifra


Das alturas orvalhem os céus - Católicas
Audio e Cifra
 
Alegrai-vos, Ele está bem perto - CNBB - Liturgia VIII
Audio e Cifra

Visitai Senhor nossa vinha - CNBB - Liturgia VIII
Audio e Cifra

O Senhor virá libertar o seu povo - CNBB - Liturgia VIII
Audio e Cifra

Tempo de Advento - Pe. Zezinho
Audio e Cifra

É Tempo do meu advento (Isaias)- Católicas
Audio e Cifra

Quando Virá o dia Senhor - CNBB - Liturgia VIII
Audio e Cifra

Eis que longe vem o Senhor - CNBB - Liturgia IV
Audio e Cifra

Vigia esperando aurora - Monsenhor Jonas Abib - cd. Só pra Você
Audio e Cifra

Vigiai eu vos digo - Hinário CNBB - cd. Liturgia IV
Aúdio e Cifra

Ouve-se na terra um grito - Hinário CNBB - cd. Liturgia IV
Audio e Cifra

Vem Senhor, vem nos salvar - Hinário CNBB - cd. Liturgia B
Audio e Cifra

Ele virá - Mensagem Brasil - cd. 1999
Cifra e Audio


Ato Penitencial:
Senhor Servo de Deus - CF-2011
Audio e Cifra

Hino de Louvor:
Omite-se

Aclamação:
As Palavras do Teu Precursor - Alguém está nascendo
Audio e Cifra

Reunidos em grande oração - CNBB cd. Alguém está nascendo
Audio e Cifra

Envia Tua Palavra - Católicas
Audio e Cifra

Preparai o Caminho - Monsenhor Jonas Abib - cd. Não dá mais pra voltar
Audio e Cifra

Ofertório:
Minha Oferta - Voz de Deus

Audio e Cifra

Pão e vinho apresentamos com louvor - Católicas
Audio e Cifra

Senhor aceita nosso vinho e nosso pão - CNBB - cd. Alguem está nascendo
Audio e Cifra

Santo:
Santo Advento - Católicas
Audio e Cifra

Paz:
Sonho de Paz - Mensagem Brasil
Cifra e Audio

Comunhão:
Vem eu mostrarei - Valdeci farias
Cifra e Audio

Deus Conosco - Emanuel - Pequenos Cantores de Apucarana - cd. mestre onde estás?
Audio e Cifra

Pós-Comunhão:
Maranatha, Vem Senhor Jesus -Pe Joãozinho - cd. Louvores para Grupos de Oração 2
Audio e Cifra

Estás Assentado - Vera Lúcia - cd. Luz
Cifra e Audio

Que santidade de vida - Monsenhor Jonas Abib - Show Como é Linda a Nossa Família
Cifra e Audio

Eu voltarei - Mensagem Brasil - cd. Frutos
Cifra e Audio

Final:
Nova Jerusalém - Adriana - Mais Feliz
Audio e Cifra


Principio e Fim - Padre Zeca - cd. Simplesmente Dez
Cifra e Audio

Então se verá
Cifra e Audio

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010