Sugestão de Músicas para Missa do 01º Domingo da Quaresma - Ano B - 26-Fev-2012


Sugestão de Músicas para Missa do 01º Domingo da Quaresma - Ano B - 26-Fev-2012

— Verdade e Amor são os caminhos do Senhor -
- Campanha da Fraternidade 2012 - Fraternidade e Saude Publica -


Irmãos, A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

Esta semana estamos iniciando o nosso tempo de penitência e conversão, o tempo da quaresma. Como todos nós sabemos neste periodo temos que tomar cuidado com o ritmo de nossas melodias, músicas muito alegre nos remete a festa, não estamos num período líturgico de festa mas de instrospecção, meditação , conversão. Entendermos o porque éramos condenados e como que Jesus pela sua obediência até a morte e morte de cruz nos levou a libertação e abriu-nos novamente as portas do Reino. Antes éramos inimigos do Senhor pelos nossos pecados, pela mediação de Jesus Cristo tivemos nossa remissão e a chance de vivermos a vida eterna no Senhor, não mais condenados por uma culpa antiga, mas dando conta de nossos atos, hoje novamente a árvore do conhecimento nos é apresentado e cabe a cada um de nós, sermos fiéis ao Senhor e obedientes a sua Palavra, não comer desta árvore.

Também neste periodo, por este motivo anteriormente explicado não cantamos o Hino de Louvor, passaremos os 40 dias meditando nosso pecado, para que no dia da Ressurreição de Cristo possamos cantar fortemente o louvor a Jesus que vence a morte e nos dá a vida. Nas músicas de aclamação também não se canta o Aleluia porque esta palavra nos remete ao Louvor, a origem deste termo é a bela expressao hebraica "hallelu-ya" que significa "louvai a Javé" e que também pode significar Louvai ao Senhor ou Glória ao Senhor.

A Liturgia desta semana terá como tema principal a aliança de Deus e a Salvação.

Na Primeira Leitura Gênesis 9,8-15 Vemos a Passagem da Salvação de Noé, sua Familia através da Arca,esta Arca que foi construida pela observância e fidelidade de Noé à Palavra de Deus e o Senhor faz com Noé a Primeira Aliança que não mais destruiria a terra pelas águas e o sinal desta aliança é o Arco Iris. Esta Aliança prefigura a Nova e Eterna Aliança que foi trazida por Jesus, onde o Proprio Cordeiro de Deus se dá em sacrificio pela humanidade a fim de redimir do pecado original.

O Salmo Sl 24 ( com a reposta "Verdade e amor são os caminhos do Senhor." é um canto Meditativo na qual o salmista demonstra o anseio de conhecer o Caminho do Senhor e pede para que o Senhor o guie nesta caminho, hoje o Senhor nos fez conhecer seu caminho através da Sagrada Escritura, da Santa Igreja Católica e espera que nós nos coloquemos todos os dias humildemente reconhecendo nossa pequenez no Caminho do Senhor, convertendo nossos corações de pedra para buscar a Deus e trilhar seu caminho.

Na Segunda Leitura 1º Pedro 3,18-22 São Pedro vai catequisar através de sua epistola ensinando sobre nossa Salvação, que Jesus o Santo de Deus, morreu para nos salvar, nos redimir do pecado que nos afastava de Deus, durante os dias em que esteve sepultado desceu a mansão dos mortos e os que creram em sua Palavra foram salvos, no terceiro dia Ressucitou e esta a direita do Pai. Ensina também que o Batismo não tem um significado de limpeza do corpo, mas a limpeza do nosso espirito, pelo batismo somos libertos do pecado original que nos afasta do Reino de Deus e deixamos de ser criaturas de Deus para nos tornarmos filhos de Deus. São Pedro compara a Arca de Noé que salvou os que foram fieis a Palavra do Senhor com o Batismo, que é o simbolo da nossa fé cristã e na qual se culmina toda a salvação. Mas também a Igreja é comparada a Arca, porque uma vez batizados precisamos estar seguindo o Caminho de Deus, e quando caimos é a Igreja que nos oferece o remedio da alma que é o Sacramento da Confissão onde podemos nos arrepender e voltar ao Caminho do Senhor,como foi dito no Salmo.

No Evangelho de Marcos 1,12-15 Vai narrar a passagem dos 40 dias no deserto onde Jesus se preparou para partir para sua Missão que se inicia com a Prisão de João Batista e Jesus começa a pregar sobre a conversão e crer na Boa Nova que estava chegando junto com Ele, é o inicio de tudo o que vimos nesta Liturgia, a Nova Aliança, a Boa Nova Caminho para o Cristãos e o Batismo Sacramento de Regeneração espiritual onde nos tornamos filhos do Senhor.



Espero ter ajudado, deixe seu comentário sobre nossa sugestão e meditação da liturgia. E ajude-nos a divulgar o Blog para que mais pessoas possam crescer conosco.

Pax et Bonum

Rogério Hirota


Entrada:
Hino da Campanha da Fraternidade 2012 - CNBB
Audio e Cifra 

João Batista Clamou no Deserto - CF 2009
Audio e Cifra

Ato Penitencial:
Senhor Servo de Deus - CF 2011
Audio e Cifra 

Hino de Louvor:
Omite-se

Aclamação:
Louvor e Gloria a Ti Senhor - CF 2009
Audio e Cifra

Ofertório:

Volta o Teu Olhar Senhor - CF 2011
Audio e Cifra 

Santo:
Santo - Quaresma
Audio e Cifra 

Paz:
Sonho de Paz - Mensagem Brasil
Audio e Cifra

Esperança de Paz - Focolares
Audio e Cifra 

Comunhão:
Já existe Partilha - Coral Palestrina
Audio e Cifra 

Viva Aliança - Virgem de Nazaré
Audio e Cifra 

Pós-Comunhão:
Aliança - Walmir Alencar e Pe. Joaozinho
Audio e Cifra 

Conversão - Aeternum Dei e Dunga
Audio e Cifra

Final:
Vamos pra Missão - Trio ir ao Povo

Audio e Cifra

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010