Meditação Litúrgica da 33ª Semana do Tempo Comum Ano C - 14-Nov-2010

33º DOMINGO COMUM – C SINAIS DO FIM DO MUNDO!...
“Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra...”
SINAIS DO FIM DO MUNDO

Autor: John Nascimento

A Sagrada Escritura, por mais do que uma vez nos recomenda que estejamos preparados :

- “Vigiai e orai, porque não sabeis em que dia virá o Senhor”. (Mt.24,42).
- “Dias virão em que, tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra”. (Lc.21,6).
- “Pois vós mesmos sabeis que o dia do Senhor virá como um ladrão, de noite”. (Tess.5,2).
Para cada um o fim do mundo chega com a morte e é para isso que é preciso estar preparado.
Quanto aos sinais que anunciarão o fim do mundo, diz S.Lucas :
- “Nos últimos dias, haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas, e, na Terra, angústia entre as nações, que ficarão perturbadas com o rugido da agitação do mar. Os homens morrerão de pavor, na expectativa do que irá suceder ao Universo, pois as forças celestes serão abaladas. Nessa altura, verão o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória. Quando isto começar a acontecer, endireitai-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. (Lc.21,25-28).
Não é possível saber quando será exactamente o fim mundo porque sinais como estes sempre têm acontecido.
Mas o importante é que cada uma, esteja bem preparado para o seu último dia.
O Catecismo da Igreja Católica, ao tratar do julgamento dos vivos e dos mortos, apresenta a doutrina :
674. - A vinda do Messias glorioso está pendente, a todo o momento da história, do seu reconhecimento por "todo o Israel: (Rom 11/16; Mt.23/39), do qual "uma parte se endureceu" (Rom.11/25) na "incredulidade" (Rom. 11/20) em relação a Jesus. É Pedro que diz aos judeus de Jerusalém, após o Pentecostes : "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os pecados vos sejam perdoados. Assim, o Senhor fará que venham os tempos de alívio e vos mandará o Messias Jesus, que de antemão vos foi destinado. O Céu tem de O conservar até à altura da restauração universal, que Deus anunciou pela boca dos seus santos profetas de outrora" (Act.3/19-21). E Paulo faz-se eco destas palavras : "Se da sua rejeição resultou a reconciliação do mundo, o que será a sua reintegração senão uma ressurreição dentre os mortos"? (Rom. 11/15). A entrada da "conversão total dos judeus" (Rom. 11/12) na salvação messiânica, a seguir à "conversão total dos pagãos" (Rom.11/25), dará ao povo de Deus ocasião de "realizar a plenitude de Cristo" (Ef.4/13), na qual "Deus será tudo em todos" (l Cor. 15/2).
675. - Antes da vinda de Cristo, a Igreja deve passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes. A perseguição, que acompanha a sua peregrinação na Terra, porá a nu o "mistério da iniquidade", sob a forma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma solução aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado.
676. - Esta impostura anticrística já se esboça no mundo, sempre que se pretende realizar na história a esperança messiânica, que não pode consumar-se senão para além dela, através do juízo escatológico. Mesmo na sua forma mitigada, a Igreja rejeitou esta falsificação do Reino futuro sob o nome de milenarismo, e principalmente sob a forma política dum messianismo secularizado, "intrinsecamente perverso".
677. - A Igreja não entrará na glória do reino senão através dessa última Páscoa, em que seguirá o Senhor na Sua Morte e Ressurreição. O Reino não se consumará, pois, por um triunfo histórico da Igreja segundo um progresso ascendente, mas por uma vitória de Deus sobre o último desencadear do mal, que fará descer do Céu a sua Esposa. O triunfo de Deus sobre a revolta do mal tomará a forma de Juízo final, após o último abalo cósmico deste mundo passageiro.
Será isto para nos meter medo ?
Não, mas é uma recomendação para que estejamos preparados, porque a Salvação chama todos a uma conversão.

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010