Sugestão para Missa I (01ª) Semana do Tempo Advento- Ano A - 28-Nov-2010



Sugestão para Missa I (01º) Domingo do Advento- Ano A - 28-Nov-2010
-Vigiai para não serdes surpreendidos-


Estamos iniciando mais um Ano litúrgico com o Primeiro Domingo do Advento, recomendo a todos fazerem uma meditação sobre este tempo litúrgico, para vivenciarem melhor a maravilha deste mistério de nossa fé católica. No site Exsurge Domini tenho alguns artigos que estarei transpassando também para o Blog.

Nesta Primeira Semana a liturgia estará focada nos temas sobre a Parusia ou seja, a iminente volta do Senhor, para julgar os vivos e os mortos, as palavras chaves é Vinda do Senhor, Julgamento do Senhor, Vigiar, Revestir de Deus, viver os mandamentos para sermos encontrados santos.

Na Primeira Leitura que está em Isaias 2,1-5 vai nos falar sobre a visão de Isaias que fala sobre Jerusalém acima de tudo e todas as nações irão a ela para conhecer os caminhos e os designios do Senhor. A Jerusalém dentro do estudo bíblico é também remetida como a Igreja, é a Igreja que está acima dos montes e todos os povos vão até Ela conhecer os designios do Senhor, seus mandamentos. Isaias também falará sobre o julgamento do Senhor, quem vem e virá julgar seu povo, separar sua Igreja e estabelecer então a Jerusalém celeste, esta passagem está diretamente ligada escatologicamente a parusia do Senhor que vamos ver Jesus narrar no Evangelho.

O Salmo 121 (122) tem a resposta Que alegria quando ouvi que me disseram, vamos a casa do Senhor , é o canto do povo que caminha para o Senhor, que vive sua vontade e espera a sua volta.

Na Segunda Leitura de Romanos 13,11-14a Paulo vai falar que a salvação está mais perto de quando abraçaram a fé, isso porque já nos tempos apostólicos ele acreditavam na volta iminente do Senhor, acreditavam que Jesus poderia já voltar no tempo deles, por isso Paulo vai alertar sobre viver as virtudes cristãs, o que não deve ser prática do cristão, para que possamos nos encontrar dignos de sermos elegidos como membro da Nova Jerusalém.

No Evangelho de Mateus 24,37-44 Jesus vai completar todas as passagens nos alertando sobre sua volta, que não tem dia e nem hora marcada, faz uma comparação com o povo do tempo de Noé, que viviam suas vidas sem preocupações e só perceberam o Juízo do Senhor do dia do dilúvio, os que obedeceram ao Senhor que foi somente a Família de Noé sobreviveram, mas aquele povo que tinha o coração longe de Deus sofreram o Juízo. Assim também é conosco cristãos católicos, somos uma única família sobre esta Barca que é a Igreja e cujo a frente, no leme, nos guiando ao caminho seguro, à terra do Senhor, está Pedro, o Papa Bento XVI.

Portanto resta-nos viver confiantemente nossa fé católica, a Igreja nos ensina o caminho, os santos nos mostram que é um caminho possível, mas cabe a cada um estar firme para que no dia do Diluvio, do Dia da Volta do Senhor estejamos aptos a sermos chamados por Jesus " Venham benditos de meu Pai".

Para encerrar transcrevo um texto que encontrei na internet na qual o Papa Bento XVI nos fala sobre o advento:

Podemos tomar como ponto de partida a palavra “Advento”; este termo não significa ‘espera’, como poderia se supor, mas é a tradução da palavra grega parusia, que significa ‘presença’, ou melhor, ‘chegada’, quer dizer, presença começada.”.

“Advento significa presença de Deus já começada, mas também apenas começada. Isto implica que o cristão não olha somente o que já foi e o que aconteceu, como
também ao que está por vir. Em meio a todas as desgraças do mundo, tem a certeza de que a semente de luz segue crescendo oculta, até que um dia o bem triunfará definitivamente e tudo lhe estará submetido: no dia em que Cristo retorne. Sabe que a presença de Deus, que acaba de começar, será um dia presença total. E esta certeza o faz livre, o dá um apoio definitivo (…)”.

“Estar preparados…

No capítulo 13 que Paulo escreveu aos cristãos em Roma, diz o Apóstolo o seguinte: ‘A noite vai muito avançada e já se aproxima o dia. Despojemo-nos, pois, das obras das trevas e vistamos as armas da luz. Andemos decentemente e como de dia, não vivendo em orgias e bebedeiras, nem em devassidão e libertinagem, nem em rixas e ciúmes, antes vesti-vos do Senhor Jesus Cristo… ’ Segundo isso, Advento significa colocar-se de pé, despertar, sacudir-se do sono… Talvez as canções do Advento, que escutamos de novo esta semana, tornem-se sinais luminosos para nós, mostrem-nos o caminho e nos permitam reconhecer que há uma promessa maior que a do dinheiro, do poder e do prazer. Estar despertos para Deus e para os demais homens: eis aqui o tipo de vigilância a que se refere o Advento, a vigilância que descobre a luz e proporciona mais claridade ao mundo”.

Papa Bento XIV

Peço que deixem seus comentários para saber como está andando o apostolado que estamos fazendo, se está alcançando e ajudando as equipes de canto e se vocês tiverem alguma sugestão para esta semana que possa ser incorporado me enviem pois estarei atualizando. Na barra ao lado tenho colocado as últimas postagens de sugestões e deixei um campo de atualização para colocar datas se tiverem modificações.

Espero ter ajudado.

Pax et Bonum

Rogério T. Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí - SP

Entrada:
Vigia esperando aurora - Monsenhor Jonas Abib - cd. Só pra Você
Cifra




Vigiai eu vos digo - Hinário CNBB - cd. Liturgia IV
Cifra



Ouve-se na terra um grito - Hinário CNBB - cd. Liturgia IV
Cifra



Vem Senhor, vem nos salvar - Hinário CNBB - cd. Liturgia B
Cifra



Ele virá - Mensagem Brasil - cd. 1999
Cifra e Audio

Ato Penitencial:
Quantas Vezes - Liturgicas
Cifra e Áudio

Hino de Louvor:
Omite-se

Salmo
Que alegria quando ouvi que me disseram, vamos a casa do Senhor - Hinário CNBB - cd. Liturgia IV




Aclamação:
Preparai o Caminho - Monsenhor Jonas Abib - cd. Não dá mais pra voltar
Cifra



Ofertório:
Estar em Tuas Mãos - Com. Shalom - cd. Ressucitou
Cifra e Audio

Santo:
Santo Senhor Deus do Universo - Coral Palestrina - Cd. Alguem está nascendo
Cifra



Paz:
Canto de Paz - Católicas
Cifra e Audio

Comunhão:
Na Eucaristia - Aeternum Dei
Cifra e Audio

Pós-Comunhão:
Estás Assentado - Vera Lúcia - cd. Luz
Cifra



Que santidade de vida - Monsenhor Jonas Abib - Show Como é Linda a Nossa Família
Cifra




Eu voltarei - Mensagem Brasil - cd. Frutos
Cifra e Audio

Final:
Principio e Fim - Padre Zeca - cd. Simplesmente Dez
Cifra




Então se verá
Cifra e Audio

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010