Sugestão para Missa II (02ª) Semana do Tempo Advento- Ano A - 05-Dez-2010



Sugestão para Missa II (02º) Domingo do Advento- Ano A - 05-Dez-2010
-Preparai os caminho do Senhor , Aplainai as estradas de Deus-


Nesta segunda semana do advento, a liturgia nos chamará atenção sobre a conversão pois do Dia do Senhor está Próximo, Senhor que virá julgar e a terra nova que há de surgir com a vinda do Senhor.

Na Primeira Leitura de Isaias 11,1-10 o profeta vai anunciar a vinda do Senhor, seu juízo e a nova Jerusalém que será instaurada. É uma passagem que abrange todo o mistério que vivemos neste tempo de advento que podemos identificar nesta passagem o nascimento do Senhor, quem para salvar e libertar e edificar seu monte santo, a sua Igreja, onde todos os povos se voltarão e buscarão a Ela, e também a visão escatológica da Vinda do Senhor, que virá para julgar, separar o joio do trigo e o Reino que irá surgir, onde não haverá mais morte, mas tudo estará repleto de Deus.

O Salmo 71 (72) com a resposta " Nos seus dias a justiça florirá" é um canto meditativo na qual tem como foco o anúncio do triunfo da justiça no Dia do Senhor, neste dia o Senhor virá julgar, libertará seu povo e todos louvarão o Senhor pelos séculos e séculos. Ele completa a idéia da Primeira Leitura.

Na Segunda Leitura de Romanos 15,4-9 São Paulo vai dizer em sua epístola para os Romanos como devemos viver até a vinda do Senhor, que é na união, na unidade, viver em paz, com um só coração, uma só voz glorificando o Senhor, nos acolhendo e nos amando como também Jesus fez conosco e Paulo nos coloca um lembrete sobre a salvação, que Jesus veio para salvar a todos, os judeus pela promessa de Deus ao povo eleito e a nós os pagãos pela misericórdia do Senhor. Somos todos um só povo, que aparecerá claramente no dia do Senhor, assim como hoje unimos nossas vozes nas orações da liturgia, nas respostas, uma só voz ecoa sobre a Igreja, assim também será na Nova Jerusalém, um só povo, um só coração e uma só voz glorificando ao Santo Senhor (cf. Apo 4,8-11 ; 5,9-13 )

No Evangelho de Mateus 3,1-12 Vamos encontrar a passagem do Batismo de João Batista, que preparou o Caminho para a chegada de Jesus, pregando a conversão, João foi o último profeta, o profeta que teve a graça de se encontrar com o Messias a qual ele anunciava. Nós também somos profetas que anunciamos a Vinda do Senhor, a vinda gloriosa para o dia final e devemos ser como João, anunciar e pregar a conversão dos pecados e preparar o caminho para que Naquele Dia o Senhor possa nos encontrar puros e santos. Anunciar também como fez João, que o dia está proximo, que o machado já está a posto na raiz e os que não estiverem preparados serão cortados e jogados no fogo que não se extingue e uma observação que João fala aos fariseus importante para nõs. que devemos produzir frutos que venha de nossa conversão, as boas obras tão mau falada pelos protestantes e aqui bem esclarecida por João Batista, não adianta dizer que somos de Deus, que sou convertido se nossos frutos não nos mostra isso, é pelos frutos que conhecereis a árvore, se não temos frutos, Jesus irá fazer como aquela figueira que ele encontrou no caminho de Jerusalém, era uma árvore bonita, verde, vistosa, mas não tinha frutos, então a arvore secou mediante a ordem de Jesus. Jesus julgará a cada um mediante a sua obra (cf. Mateus 16,27), porque as obras partem mediante de nossa conversão como disse João.

Para encerrar transcrevo um texto que encontrei na internet na qual o Papa Bento XVI nos fala sobre o advento:

Podemos tomar como ponto de partida a palavra “Advento”; este termo não significa ‘espera’, como poderia se supor, mas é a tradução da palavra grega parusia, que significa ‘presença’, ou melhor, ‘chegada’, quer dizer, presença começada.”.

“Advento significa presença de Deus já começada, mas também apenas começada. Isto implica que o cristão não olha somente o que já foi e o que aconteceu, como também ao que está por vir. Em meio a todas as desgraças do mundo, tem a certeza de que a semente de luz segue crescendo oculta, até que um dia o bem triunfará definitivamente e tudo lhe estará submetido: no dia em que Cristo retorne. Sabe que a presença de Deus, que acaba de começar, será um dia presença total. E esta certeza o faz livre, o dá um apoio definitivo (…)”.

“Estar preparados…

No capítulo 13 que Paulo escreveu aos cristãos em Roma, diz o Apóstolo o seguinte: ‘A noite vai muito avançada e já se aproxima o dia. Despojemo-nos, pois, das obras das trevas e vistamos as armas da luz. Andemos decentemente e como de dia, não vivendo em orgias e bebedeiras, nem em devassidão e libertinagem, nem em rixas e ciúmes, antes vesti-vos do Senhor Jesus Cristo… ’ Segundo isso, Advento significa colocar-se de pé, despertar, sacudir-se do sono… Talvez as canções do Advento, que escutamos de novo esta semana, tornem-se sinais luminosos para nós, mostrem-nos o caminho e nos permitam reconhecer que há uma promessa maior que a do dinheiro, do poder e do prazer. Estar despertos para Deus e para os demais homens: eis aqui o tipo de vigilância a que se refere o Advento, a vigilância que descobre a luz e proporciona mais claridade ao mundo”.

Papa Bento XIV

Peço que deixem seus comentários para saber como está andando o apostolado que estamos fazendo, se está alcançando e ajudando as equipes de canto e se vocês tiverem alguma sugestão para esta semana que possa ser incorporado me enviem pois estarei atualizando. Na barra ao lado tenho colocado as últimas postagens de sugestões e deixei um campo de atualização para colocar datas se tiverem modificações.

Espero ter ajudado.

Pax et Bonum

Rogério T. Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí - SP

Entrada:
Tempo de Advento - Pe. Zezinho
Cifra



É Tempo do meu advento (Isaias)- Católicas
Cifra



Quando Virá o dia Senhor - CNBB - Liturgia VIII
Cifra



Eis que longe vem o Senhor - CNBB - Liturgia IV
Cifra



Vigia esperando aurora - Monsenhor Jonas Abib - cd. Só pra Você
Audio e Cifra

Vigiai eu vos digo - Hinário CNBB - cd. Liturgia IV
Aúdio e Cifra

Ouve-se na terra um grito - Hinário CNBB - cd. Liturgia IV
Audio e Cifra

Vem Senhor, vem nos salvar - Hinário CNBB - cd. Liturgia B
Audio e Cifra

Ele virá - Mensagem Brasil - cd. 1999
Cifra e Audio

Ato Penitencial:
Kyrie Eleison - Nando Mendes - cd. Teu amor me cura
Cifra



Hino de Louvor:
Omite-se

Aclamação:
Preparai o Caminho - Monsenhor Jonas Abib - cd. Não dá mais pra voltar
Audio e Cifra

Ofertório:
Tudo o que tenho - Banda Em Nome do Pai
Cifra e Audio

Santo:
Santo é o Senhor - Tom Dm
Audio e Cifra

Paz:
A Paz esteja contigo - Adoradores em Verdade
Cifra e Audio

Comunhão:
Vem eu mostrarei - Valdeci farias
Cifra e Audio

Pós-Comunhão:

Maranatha,Vem Senhor Jesus - Pe.Joãozinho- cd. Louvores para Grupos de Oração 2
Cifra



Estás Assentado - Vera Lúcia - cd. Luz
Cifra e Audio

Que santidade de vida - Monsenhor Jonas Abib - Show Como é Linda a Nossa Família
Cifra e Audio

Eu voltarei - Mensagem Brasil - cd. Frutos
Cifra e Audio

Final:
Principio e Fim - Padre Zeca - cd. Simplesmente Dez
Cifra e Audio

Então se verá
Cifra e Audio

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010