Sugestão para Missa do 07º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 20-Fev-2011



Sugestão para Missa do 07º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 20-Fev-2011
- Sede Perfeitos como vosso Pai -

A Liturgia desta semana terá como tema principal o chamado a santidade e a perfeição de Deus. É o chamado que a liturgia faz a todos os cristãos, que sejamos imitadores do Pai, ser santo como o Pai é santo e a amar ao próximo, mesmo que este próximo seja inimigo.

Na Primeira Leitura do Livro de Levitico 19,1-2;17-18 é a Palavra de Deus proclamada a Moisés ordenando ao seu povo que seja santo como o Pai e uma santidade baseada no amor ao próximo, principalmente para com aqueles que existem algum tipo de barreira. Não se deve guardar rancor ou procurar vingança , mas amar como a ti mesmo.

No Salmo 102 (103) é um hino de louvor a Deus, o salmista lembra que o Senhor não nos trata como deveríamos mas ao contrario nos ama, nos cura, se compadece por nós. O Salmo é um complemento a Primeira Leitura, pois a primeira leitura afirma que devemos ser Santos como Deus é Santo e devemos amar nossos inimigos, oras, nós também pelo pecado original um dia fomos inimigos de Deus, perdemos a graça de viver ao lado do Pai, mas o Pai não olhou nossos pecados, mas no amou a ponto de dar seu próprio Filho em expiação de nossos pecados, esta é a ligação da Primeira Leitura e o Salmo.

Na Segunda Leitura de I Corintios 3,16-23 São Paulo vai frisar dois pontos importantes na vida do cristão, a primeira é que somos santuário do Espírito de Deus, somos o templo onde Deus vem habitar conosco, Deus não pode coexistir com o pecado, por isso devemos buscar uma vida santa para que esta comunhão com o Senhor seja cada vez mais profunda. Quando nos alimentamos do ódio, da raiva, vamos deixando Deus de lado e nos deixando levar pelas emoções humanas. Paulo também vai alertar sobre a sabedoria deste mundo, este mundo que vivemos prega valores contrários ao desejo de Deus, e Paulo nos mostra que o cristão deve buscar a sabedoria de Deus, porque a sabedoria que o mundo apresenta pode até parecer mais cômoda ou justa mas não passa de insensatez diante de Deus. Tudo pertence a Deus e a Ele e seus designios que devemos buscar, Deus manda amar e respeitar a vida o mundo prega o aborto e a eutanásia. Deus nos ordena a viver um matrimonio santo, o mundo prega o liberalismo e a traição (adulterio), o divórcio (lembram da passagem da liturgia da semana passada?). Ser santos como Deus é santo é procurar seguir seus designios, é ser puros como morada de Deus e não seguir a sabedoria do mundo.

No Evangelho de Mateus 5, 38-48 Jesus segue orientando dando continuidade a passagem da Liturgia da Semana Passada, Jesus afirmou que não veio abolir a lei mas levá-la a perfeição, ou seja, algumas orientações que os judeus tinham a respeito da Lei tinha de ser melhor explicada porque como vimos na Primeira Leitura, desde Moises o Senhor ordenara que se ame o proximo mesmo que este seja um inimigo. Os ensinamentos que os judeus tinham era o contrario, levava ao odio e ao rancor contra aqueles que nos fizesse algo. Jesus explica que deve ser o contrário, devemos amar nossos inimigos e rezar por aqueles que nos perseguem. Porque a perfeição no amor, não consiste em retribuir o amor que recebemos mas amar sem esperar retorno, amar aqueles que não nos amam.

Espero ter ajudado e deixem os comentários para melhorarmos ainda mais nosso Blog.


Pax et Bonum

Rogério T. Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí - SP

Entrada:
Santo é Deus - Zé Vicente - cd. Dadivas
Cifra




Ao Deus Santo a louvação - Zé Vicente - cd. Dadivas
Cifra



Santo és tu Senhor - Antonio Haddad - Canções para Orar 4
Cifra




Ato Penitencial

Senhor vós sois o Caminho - Coral Palestrina
Audio e Cifra

Hino de Louvor
Gloria - Eduardo Soares
Audio e Cifra

Aclamação
Palavra de Pai - Liturgica
Cifra



Ofertório
Serei Teu - Shalom
Audio e Cifra

Santo
Santo, Cheios de vossa gloria - Toca de Assis
Cifra



Paz
Esteja sempre com você - Liturgicas
Audio e Cifra

Comunhão
Pão Vivo - Adrielle
Audio e Cifra

Pós
Santo é o Grande Rei - Adoração e Vida - Ao vivo
Audio e Cifra

Sede Santos - Vida Reluz - cd. Celebra a Vitória
Audio e Cifra

Santo dos Santos - Com. Shalom cd. Tempo de Viver
Cifra



Santo dos Santos - Pe. Cleidimar Moreira - Deus me abraça
Cifra



Final
Mil Vezes Santo - Pe Fábio de Melo - Cd. As Estações da Vida
Audio e Cifra

Ou Santos ou Nada - Ricardo Sá - 05 Pedrinhas
Cifra




Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010