Sugestão para Missa do 01º Domingo da Quaresma - Ano A - 13-Mar-2011




Sugestão para Missa do 01º Domingo da Quaresma - Ano A - 13-Mar-2011
- Cf 2011 - Fraternidade e a vida do planeta -
- O homem não vive somente de Pão -

Esta semana estamos iniciando o nosso tempo de penitência e conversão, o tempo da quaresma. Como todos nós sabemos neste periodo temos que tomar cuidado com o ritmo de nossas melodias, músicas muito alegre nos remete a festa, não estamos num período líturgico de festa mas de instrospecção, meditação , conversão. Entendermos o porque éramos condenados e como que Jesus pela sua obediência até a morte e morte de cruz nos levou a libertação e abriu-nos novamente as portas do Reino. Antes éramos inimigos do Senhor pelos nossos pecados, pela mediação de Jesus Cristo tivemos nossa remissão e a chance de vivermos a vida eterna no Senhor, não mais condenados por uma culpa antiga, mas dando conta de nossos atos, hoje novamente a árvore do conhecimento nos é apresentado e cabe a cada um de nós, sermos fiéis ao Senhor e obedientes a sua Palavra, não comer desta árvore.

Também neste periodo, por este motivo anteriormente explicado não cantamos o Hino de Louvor, passaremos os 40 dias meditando nosso pecado, para que no dia da Ressurreição de Cristo possamos cantar fortemente o louvor a Jesus que vence a morte e nos dá a vida. Nas músicas de aclamação também não se canta o Aleluia porque esta palavra nos remete ao Louvor, a origem deste termo é a bela expressao hebraica "hallelu-ya" que significa "louvai a Javé" e que também pode significar Louvai ao Senhor ou Glória ao Senhor.

A Liturgia desta semana terá como tema principal o pecado original e a obediência de Cristo.

Na Primeira Leitura do Livro de Genesis 2,7-9;3,1-7 vai nos trazer a queda da humanidade pelo pecado de Adão , pela desobediência ao mandato do Senhor. Aqui podemos trazer muitas mensagens mas a principal é que o Senhor é o Criador, Ele criou o homem e deu-lhe a vida, deu também a liberdade de escolher, o livre arbítrio mas o homem não foi fiel quis ser como Deus e cedeu a tentação levando consigo toda a espécie humana. Ísso acontece também conosco, conhecemos a Lei e os Mandamentos do Senhor, mas muitas vezes colocamos outras coisas ou a nós mesmos em Primeiro Lugar de nossas vidas, lugar este que deve pertencer ao Senhor.

No Salmo 50 (51) com a resposta "Piedade ó Senhor, tende piedade. ´pois pecamos contra Vós"é um Hino meditativo, clemente e de súplica. É o homem que reconhece seu erro e pede ao Senhor que o lave do Pecado e que de novamente a alegria de ser salvo, de poder estar reconciliado com o Senhor. Nos mostra também o caminho para andar no Senhor, ter um coração puro e um espírito decidido.

Na Segunda Leitura Romanos 5,12-19 São Paulo vai completar a Primeira Leitura explicando que por um só homem Adão o pecado entrou no mundo e passou para todos os homens, mas por Jesus Cristo a graça da justicação do pecado original também foi concedida a toda humanidade. Explica também que a graça nos dado por Jesus é infinitamente maior que o pecado original e por isso nos justifica de inúmeras faltas. Ou seja, somos libertos do pecado de Adão através da graça santificante de Jesus, mas esta graça não foi somente para nos libertar do pecado original, mas de todas as faltas, por isso Jesus nos deixou sua Igreja e nela depositou todos os tesouros necessários a seu rebanho que são os sacramentos, em especifico aqui a confissão. Somos libertos do pecado de Adão pela mediação de um só homem, Jesus Cristo. Por isso, quando vemos passagem que protestantes usam para dizer que Jesus seria o unico mediador no intuito de acusarem a Igreja de mentir sobre a intercessão dos santos, lembremos desta passagem, a mediação citada sempre por Paulo é a mediação pela salvação da humanidade, em sua morte e ressurreição, esta é a única mediação que somente Jesus verdadeiro homem e verdadeiro Deus poderia realizar para que fossemos salvos. Não existe negação da intercessão dos santos, Paulo nem quer se referir a este assunto, mas em todas as passagens quer afirmar que por um homem sofremos as consequencias do pecado, mas por um só homem, Jesus Cristo toda a humanidade recebeu a salvação.

No Evangelho de Mateus 4,1-11 nos mostra Jesus o novo Adão passando pela mesma situação de Genesis, o inimigo vindo tentar querendo oferecer coisas que colocasse o homem a frente de Deus, mas Jesus nos mostra que a nossa defesa está na fidelidade ao Senhor, no conhecimento da Palavra de Deus. O inimigo pode usar também da Palavra de Deus para nos enganar, mas o conhecimento dela nos garante estar firmes contra as provações. Mas como afirmar conhecer a Palavra se cada pessoa pode tirar uma interpretação, uma doutrina da mesma pássagem como acontece com nossos irmãos protestantes? Este é o diferencial do católico, temos a Igreja que nos apoia na correta interpretação. Podemos sim ler, trazer mensagens para nossa vida, mas o caminho correto que Deus quer nos revelar nas passagens da Bíblia nos é direcionado pela próprio doutrina da Igreja. Por isso Jesus quis deixar fundada sua Igreja, para que esta seja o guia de seu povo, é o farol que ilumina mostrando o caminho de Deus e traz Deus ao seu povo através dos Sacramentos.

Em nossa Paróquia temos o costume de cantar as músicas da Campanha da Fraternidade, não todas, mas algumas durante nosso tempo quaresmal, como entrada mesmo usando o Hino da Cf do ano. Por isso estarei deixando algumas músicas no Blog, fixos durante estes quarenta dias como sugestão para todas as semanas da quaresma.

Espero ter ajudado e deixem os comentários para melhorarmos ainda mais nosso Blog.


Pax et Bonum

Rogério T. Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí - SP

Entrada:
Hino da Cf 2011 - CNBB
Cifra



Senhor Eis aqui o seu povo - CF 2009
Cifra



Ato Penitencial:
Senhor Servo de Deus - CF 2011
Cifra



Quantas Vezes - Liturgicas
Audio e Cifra

Hino de Louvor:
Omite-se


Aclamação:
Fala Senhor, Palavras de Fraternidade - Liturgicas
Audio e Cifra

Louvor e Gloria a Ti Senhor - CF2009
Cifra



Glória e Louvor , ó Cristo - Cf 2011
Cifra



Ofertório:
Volta o Teu olhar - Cf. 2011
Cifra



Bendito és Tu - Cf 2008
Cifra



Sê Bendito o Senhor para sempre - cf 2004
Cifra



Sanctus:
Santo - Cf 2009
Cifra



Santo (Quaresma/advento) - Liturgicas
Cifra



Abraço da Paz:
Esperança de Paz - Focolares
Audio e Cifra

Comunhão:
Nós vivemos de toda a Palavra - CF 2011
Cifra



Já Existe a Partilha - Coral Palestrina
Audio e Cifra

Pós:
Joia Rara - Vida Reluz
Cifra



Final
Tomado pela Mão - Liturgicas
Audio e Cifra

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010