Compartilhe

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sugestão para Missa 05º Domingo da Quaresma Ano A - 10-Abr-2011



Sugestão para Missa do 05º Domingo da Quaresma - Ano A - 10-Abr-2011
- Cf 2011 - Fraternidade e a vida do planeta -
- Todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais -

Estamos no tempo de penitência e conversão, o tempo da quaresma. Como todos nós sabemos neste periodo temos que tomar cuidado com o ritmo de nossas melodias, músicas muito alegre nos remete a festa, não estamos num período líturgico de festa mas de instrospecção, meditação , conversão. Entendermos o porque éramos condenados e como que Jesus pela sua obediência até a morte e morte de cruz nos levou a libertação e abriu-nos novamente as portas do Reino. Antes éramos inimigos do Senhor pelos nossos pecados, pela mediação de Jesus Cristo tivemos nossa remissão e a chance de vivermos a vida eterna no Senhor, não mais condenados por uma culpa antiga, mas dando conta de nossos atos, hoje novamente a árvore do conhecimento nos é apresentado e cabe a cada um de nós, sermos fiéis ao Senhor e obedientes a sua Palavra, não comer desta árvore.

Também neste periodo, por este motivo anteriormente explicado não cantamos o Hino de Louvor, passaremos os 40 dias meditando nosso pecado, para que no dia da Ressurreição de Cristo possamos cantar fortemente o louvor a Jesus que vence a morte e nos dá a vida. Nas músicas de aclamação também não se canta o Aleluia porque esta palavra nos remete ao Louvor, a origem deste termo é a bela expressao hebraica "hallelu-ya" que significa "louvai a Javé" e que também pode significar Louvai ao Senhor ou Glória ao Senhor.

A Liturgia desta semana terá como tema principal a Vida Eterna no Senhor, A Ressurreição dos mortos, O Espírito Santo que dá a vida.

Na Primeira Leitura do Livro Ezequiel 37, 12-14 é o Senhor que anuncia a salvação. Antes de Jesus, quem morria era levado a um lugar chamado Mansão dos
Mortos, porque o homem não não tinha acesso ao Reino devido ao pecado original e nem podia pagar por este pecado no inferno, já que é o pecado de Adão. Nesta passagem o Senhor anuncia pelo profeta Ezequiel que vai abrir as sepulturas e conduzir seu povo a terra de Israel, a terra prometida que é o Reino do Senhor. E o Espírito do Senhor virá sobre seu povo para que vivais ou seja, vivam plenamente a vontade do Senhor e que nos guia para ao Reino. Uma vez transformados em Filhos de Deus recebemos seu Espírito e que nos revela as verdades no caminho em que seguimos.

No Salmo 129 (130) com a resposta "No Senhor, toda graça e redenção!" é a confirmação da Primeira Leitura. É um salmo meditativo onde o salmista ilustra a alma clemente que espera a salvação em Deus. Que confia que o Senhor irá cumprir sua promessa e o livrar do abismo que o separa do Senhor e o levar a redenção. Afirmando que é o Senhor mesmo que irá remir as iniquidades de seu povo.

Na Segunda Leitura de Romanos 8, 8-11 São Paulo vai complementar afirmando que uma vez tornados filhos do Senhor pela salvação em Cristo, devemos também viver segundo o Espírito Santo que vem morar em nós. O Sinal de que pertencemos a Cristo, é que o Espírito santo vive em nós e sós vivemos segundo o Espírito e não pela carne. Pela carne o homem deixou-se levar na tentação e perdeu a vida , a vida eterna, mas pelo Espírito somos renovados e devemos viver uma vida nova, uma vez Adão deixou-se levar pelo seu Ego, pelo seu eu, como cristãos, devemos ser imitadores de Cristo e viver nossa vida no Senhor. Mesmo que morramos no corpo mortal, o nosso Espirito viverá eternamente no Reino do Senhor, porque aspiramos não mais as coisas terrenas, carnais, mas buscamos o alto, buscamos a vida nova em Deus, em seu Reino.

No Evangelho de João 11, 1-45 O Evangelista conta a passagem da Ressurreição de Lázaro. Esta passagem é rica em ensinamentos, inicialmente, devemos atentar que Jesus prefigura a Ressurreição definitiva de todos os que viveram no Senhor, a Ressurreição do dia final em que todos passaremos. Mas só viveram plenamente a vida que ha de vir, aqueles que vivem em crê no Senhor Jesus. Ou seja, não basta só ser batizado, dizer que lê a bíblia, ou que procura fazer o bem, se não viver a sua vida em Jesus e o próprio Senhor nos deixou o caminho a seguir, que é a sua Igreja Católica. Alias, inicialmente a Igreja foi chamada de o Caminho por isso, porque a Igreja tem a missão fundamental de trazer Jesus a terra na Eucaristia e o de levar o povo de Deus rumo ao Reino. A Igreja é o elo que une nós a Igreja Militante com o Reino dos Céus.

Em nossa Paróquia temos o costume de cantar as músicas da Campanha da Fraternidade, não todas, mas algumas durante nosso tempo quaresmal, como entrada mesmo usando o Hino da Cf do ano. Por isso estarei deixando algumas músicas no Blog, fixos durante estes quarenta dias como sugestão para todas as semanas da quaresma.

Espero ter ajudado e deixem os comentários para melhorarmos ainda mais nosso Blog.

Pax et Bonum

Rogério T. Hirota
Ministério Ressurreição - Jacareí - SP

Entrada:
Hino da Cf 2011 - CNBB
Audio e Cifra

Senhor Eis aqui o seu povo - CF 2009
Audio e Cifra

Ato Penitencial:
Senhor Servo de Deus - CF 2011
Audio e Cifra

Quantas Vezes - Liturgicas
Audio e Cifra

Hino de Louvor: Omite-se

Aclamação:
Louvor a Vós ó Cristo Rei, Rei da Eterna Glória
Audio e Cifra

Fala Senhor, Palavras de Fraternidade - Liturgicas
Audio e Cifra

Louvor e Gloria a Ti Senhor - CF2009
Audio e Cifra

Glória e Louvor , ó Cristo - Cf 2011
Audio e Cifra

Ofertório:
Volta o Teu olhar - Cf. 2011
Audio e Cifra

Bendito és Tu - Cf 2008
Audio e Cifra

Sê Bendito o Senhor para sempre - cf 2004
Audio e Cifra

Sanctus:
Santo - Cf 2009
Audio e Cifra

Santo (Quaresma/advento) - Liturgicas
Audio e Cifra

Abraço da Paz:
Sonho de Paz - Mensagem Brasil - cd 1999
Audio e Cifra

Esperança de Paz - Focolares
Audio e Cifra

Comunhão:
Nós vivemos de toda a Palavra - CF 2011
Audio e Cifra

Já Existe a Partilha - Coral Palestrina
Audio e Cifra

Eu sou o Pão da Vida - Agnus Dei - Cd 1985,86-87
Cifra



Fazei isto em memoria de mim - Pe. Lindomar Lopes Silva cd.Fazei isto em memoria de mim
Cifra



Pós:
Viverás em mim - Pe. Gleuson Gomes - cd.Viverás em mim
Cifra



Final
Tomado pela Mão - Liturgicas
Audio e Cifra


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...