Sugestão de Música para Missa do 19º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 07-Ago-2011

Sugestão de Música para Missa do 19º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 07-Ago-2011
- O Senhor é a nossa segurança -
- Vocaçao para os ministério ordenados: Diáconos, Padres e Bispos -

Irmãos, A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

Neste mês de Agosto a Igreja nos convida a meditar a Vocação, é o mês vocacional por isso além das músicas voltadas a liturgia também estarei sugerindo músicas vocacionais.

Nesta semana a Liturgia nos chama a observar como tema central a confiança no Senhor, reconhecer quando Deus está passando em nossa vida e reconhecer a Deus como o Senhor.

Na Primeira Leitura de I Reis 19,9a.11-13 vai narrar a Passagem do Profeta Elias e a passagem do Senhor em sua vida. O profeta espera sobre o monte a passagem do Senhor, vários acontecimentos se sucedem até que ouve o murmurio de uma brisa leve. Aqui nesta leitura podemos meditar muitas reflexões, como inicialmente a espera do profeta que vai sobre o monte, quando a Biblia nos mostra alguem subindo o monte para se encontrar com Deus ou orar , significa abandonar tudo o que nos afasta de Deus e nos aproximar humildemente do Senhor, quando subimos o monte deixamos os mundo para trás, o secularismo para ficarmos intimos de Deus, quantas vezes buscamos subir o monte para ter este momento? Com a correria do dia-a-dia acabamos perdendo o sentido dessa atitude, mas devemos repensar nossa vida e inserir um momento especial para adoração e oração. Uma outra reflexão é quando vários acontecimentos antecedem a passagem do Senhor, na leitura vemos como exemplo um vento forte que quebrava montanhas, terromotos, fogo, ou seja, quando subimos o monte não quer dizer que não passamos por tribulações, dificuldades, enquanto esses acontecimentos sucediam a leitura nao fala, mas como servo fiel Elias permaneceu lá, fiel a Palavra do Senhor que ordenou que esperasse , assim também devemos ser, mesmo diante das tribulaçoes, permenecer firme, fiel, apegado a Palavra do Senhor e a sua presença real que é a Eucaristia. Só assim veremos e reconheceremos o Senhor passar em nossa vida, e como o profeta, poderemos cobrir nossa cabeça em sinal de respeito de alguém que reconhece a grandeza do Pai e assim sair em missão, no trabalho missionário que somos chamados.

O Salmo 84(85) Mostrai-nos ó Senhor vossa bondade e Vossa Salvação nos concedei, é o canto da confiança do salmista que anseia pela Palavra de Deus e espera sua salvação em Deus, confiando que é só no Senhor encontrará o verdadeiro repouso e a alegria que esta terra não pode oferecer mas só o Pai celeste.

Na Segunda leitura de Romanos 9,1-5 São Paulo vai expor sua tristeza pelo povo judeu, porque o povo judeu é o povo eleito do Senhor, o povo da promessa, é o povo de onde nasceu nosso salvador. Mas a tristeza de Paulo é pelo fato deste povo de coração duro nao ter reconhecido Jesus, o Senhor passou no meio deles, fez sinais e prodigios e mesmo assim este o povo não conseguiu reconhecer que o Proprio Deus estava no meio deles. É a advertencia que Paulo nos dá, muitas vezes nos deixamos levar pelas aflições e dificuldades, mas temos que reconhecer que mesmo estando em provação o Senhor nos sustenta, está em nossa vida, em nossa família, em nossa comunidade, nos guiando, fazendo milagres e prodigios, se fizermos assim, viveremos profundamente a intimidade com o Senhor e não correremos o risco de não ver que Deus nos guia, que está em nossa vida, que em todas as Santas Missas Ele se faz presença real para habitar o santuário de seu coração.

Mateus 14,22-33 Jesus resume todas as passagens da Liturgia com a passagem da tempestade e Jesus andando sobre as águas. Nesta passagem vemos várias reflexões que fizemos como Jesus subindo o monte para orar. Mas a reflexão que quero fazer desta passagem é que mesmo após os apostolos verem vários milagres de Jesus, como ja citei a multiplicação dos pães, os apostolos e também Pedro se deixaram levar pelo medo da provação que estavam vivenciando que era a tempestade e a ventania. Nao conseguiam ver Jesus no meio da provaçao, este é o grande ensinamento desta liturgia, devemos ver e fixar os olhos em Jesus nas provações para que não nos desesperemos e comecemos a afundar no mar das dificuldades, não devemos desconfiar que o Senhor está conosco e nos estende a Mão para nos salvar.

Espero ter ajudado, deixe seu comentário sobre nossa sugestão e meditação da liturgia. E ajude-nos a divulgar o Blog para que mais pessoas possam crescer conosco.

Pax et Bonum

Rogério Hirota


Entrada:
Anuncia-me - Padre Jonas e Nelsinho Correa -cd. Quero te Amar
Sugestão: Tocar a Música num ritmo mais alegre para ficar mais adequado à procissão de Entrada.
Audio e Cifra 

Eis-me Aqui Senhor - Coral Palestrina - cd. O Chamado
Audio e Cifra 

Doa a Tua Vida - Amigos do Pai - cd. Doa a Tua Vida - ao Vivo
Audio e Cifra 

Antes que te Formasse - Com. Recado
Audio e Cifra 

Ato Penitencial:
Senhor Servo de Deus - Coral Palestrina
Audio e Cifra 

Hino de Louvor:

Glória a Deus nas Alturas - Ministério Amor e Adoração - cd. Celebração
Audio e Cifra

Aclamação:

Aleluia, O Santo Evangelho vamos aclamar
Audio e Cifra 

Ofertório:
Minha Oferta - Voz de Deus
Audio e Cifra 

Sanctus:
Santo - Min. Amor e Adoração cd. Celebração
Audio e Cifra

Abraço da Paz:
Irmão minha paz eu te dou - Monsenhor Jonas Abib
Audio e Cifra

Comunhão:
Vou cantar teu amor - Padre Fabio de Mello
Audio e Cifra 

Pós-Comunhão:
Vocação - Pe. Zezinho
Audio e Cifra 

Missão de Profeta - Pe. Fábio de Mello
Audio e Cifra 

Vem e Segue-me - Aeternum Dei
Audio e Cifra 

Confia em Mim - Vida Reluz - cd. Deus Imenso
Audio e Cifra 

Vou Navegar - Católicas
Audio e Cifra 

Final:
Tua Vocação eu já plantei - Maninho (Pão e Mel) - cd. O Mapa
Audio e Cifra 

Vocação é Vida - Andrés - cd. Liberdad que Cristo me dá
Audio e Cifra

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010