Sugestão de Músicas para Missa do 32º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 06-Nov-2011

Sugestão de Músicas para Missa do 32º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 06-Nov-2011

- A minh'alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor. -

Irmãos, A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

Nesta semana a liturgia nos chama a meditar alguns temas centrais como a importancia da sabedoria e prudência e também nos chama a vigiar esperando a vinda do Senhor.

Na Primeira Leitura Livro da Sabedoria 6,12-16 o autor sagrado vai nos falar sobre a sabedoria e a prudência e sua importância em nossas vidas. Devemos estar buscando estes dons que vem do Senhor para trilharmos seu Caminho. É através destas que entendemos os designios de Deus e temos as atitudes necessários em meios as tribulações e tentações que acontecem em nossas vidas.

O Salmo Sl 62,2.3-4.5-6.7-8 ( com a reposta "A minh'alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor." é um canto meditativo onde o salmista nos fala da busca e do anseio de estar com o Senhor. Não devemos nos saciar com esta vida mas aguardar ansiosamente o grande banquete da alegria que o Pai nos prepara.

Na Segunda Leitura de I Tessalonicenses 4,13-18 São Paulo vai orientar a comunidade sobre como devem encarar a morte, que a morte não é o final de tudo mas uma transformação para a vida nova que é preparada a todos que esperam no Senhor. No Dia Final o Senhor voltará e levará todos os que esperam n´Ele. O mais importante não é entristecer pela morte pois todo homem passará por ela (a não ser os que estiverem vivos no Dia Final) mas sim todos estarmos preparados para o dia do Juizo, esperando o Senhor, somos a Igreja, a Noiva que aguarda a vinda do Noivo, devemos estar preparados, alertas, para não sermos destinados a morte eterna, reservada para os que não forem dignos que viver no Reino de Deus.


No Evangelho de Mateus 23,1-12 Jesus vai resumir todas as leituras narrando a parábola das dez noivas que saem com as lâmpadas a espera do noivo. As que foram sábias e prudentes levaram óleo reserva, já as outras não levaram. É importante vermos que nesta passagem Jesus deixa claro que muitos dizem conhecer Jesus, estar esperando por Ele mas vivem sua vida totalmente em discordância à vontade de Deus, estes seriam hoje as noivas imprevidentes, são os que sabem sobre o noivo, estão esperando por Ele, mas não tem a sabedoria e a prudência necessária para esperá-Lo. Se preocupam com tantas coisas mas se esquecem do básico e necessário para estar pronto para a vinda do noivo.

Quando na parábola narra que cinco foram sábias e prudentes e outras cinco imprevidentes, e que o noivo leva as cinco prudentes para a festa de casamento, é uma prefiguração do Dia do Juizo onde o Senhor vai separar os bons dos maus, o joio do trigo e levar os escolhidos para viverem no Reino.

É interessante vermos a reação do noivo, quando as noivas imprevidentes chegam a festa de casamento e pedem para abrir a porta  e o noivo afirma que não conhece elas. Elas que conheciam o noivo, aguardavam sua volta, mas não estavam preparadas nos mostra que também nós que estamos no caminho podemos correr este risco de no dia final o Senhor dizer que não nos conhece. Por isso não basta apenas dizer que eu sigo a Bíblia, ou eu sigo a Jesus, mas não tiverem regras de vida, uma vivência realmente cristã, não será reconhecida por Jesus, e fica-nos o alerta "Ficai Vigiando, pois não sabeis qual será o dia e nem a hora".

Espero ter ajudado, deixe seu comentário sobre nossa sugestão e meditação da liturgia. E ajude-nos a divulgar o Blog para que mais pessoas possam crescer conosco.

Pax et Bonum

Rogério Hirota

Entrada:
Vigia esperando aurora - Monsenhor Jonas Abib - cd. Como é linda a nossa Família
Audio e Cifra 

Ele Virá - Mensagem Brasil - cd. 1999
Audio e Cifra 

Vigiai eu vos digo - Católicas
Audio e Cifra 

Tempo de Advento - Pe. Zezinho
Audio e Cifra 

Ato Penitencial:
Senhor tende piedade - Banda Maranathá
Audio e Cifra 

Hino de Louvor:
Hino de Louvor IV - Partes Fixas da Santa Missa
Audio e Cifra 

Aclamação:
Fiquemos de Pé - Católicas
Audio e Cifra 

Ofertório:
Tudo o que tenho - Banda Em Nome do Pai
Audio e Cifra 

Santo:
Santo - Min. Amor e Adoração - cd. Celebração
Audio e Cifra

Paz:
A paz esteja contigo - Adoradores em Verdade
Audio e Cifra 

Comunhão:
Rumo ao Altar - Toca de Assis - cd. Do altar de Deus ao altar dos pobres
Audio e Cifra

Deus Conosco Emanuel - Católicas
Audio e Cifra 

Pós-Comunhão:

Eu voltarei - Mensagem Brasil
Audio e Cifra 

Estás assentado - Vera Lúcia
Audio e Cifra 

Final:

Nova Jerusalém - Adriana - cd. Mais Feliz
Audio e Cifra 

Renda-se - Ministério Adoração e Vida - cd. O Céu se Abre
Audio e Cifra

Então se verá - Católicas
Audio e Cifra 

Busque o alto - Celina Borges
Audio e Cifra 

Justo Juiz - Celina Borges
Audio e Cifra 

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010