Missa de Formatura : O que pode e o que não pode?



Missa de Formatura : O que pode e o que não pode?


Fonte: Ministério Ressurreição/Exsurge Domini 
Autor: Rogério Hirota escrito em 29-Mai-2010 
Revisado em 19/Fev/2021  


A pergunta que já ouvi muitas vezes é :"A Missa de Formatura deve ter músicas diferentes?" A resposta é Não, apesar de ser uma Missa especial para os que estão formandos, tanto a música quanto a liturgia deve seguir os preceitos estabelecidos pela Igreja no Missal Romano. Esta é uma pergunta feita geralmente pela preocupação na participação de pessoas que não frequentam a Igreja, os autodenominados "católicos não-praticante"( se bem que isso não existe, ou é católico ou não é, ou se vive a fé que professa ou não possui religião) por isso muitas vezes acabam por adaptar músicas profanas ao rito litúrgico a fim de acolher também estas pessoas ou usam a desculpa de que precisam aproveitar o momento para evangelizá-las. 

O que posso afirmar é que a música na Missa faz parte da Liturgia, não devemos adaptar músicas para os gostos alheios mas sim que esta deve servir à sua finalidade que é levar a assembleia a refletir cada momento litúrgico e a se envolverem dentro da Liturgia. 

Outra situação inadequada liturgicamente e que eu já vi em celebrações comemorativas de formatura é fazer salmos em forma de paródia de música secular fazendo isso se tira totalmente o foco na Palavra (Resposta) do Salmo Responsorial já que a melodia vai nos lembrar de outra letra.

Não é permitido também cantar músicas profanas para homenagem, utilize de músicas que leve as pessoas a entregarem o seu curso, a sua formatura como uma vocação ofertada à Deus e aos irmão. Músicas como "É preciso saber viver" dos Titãs, "Monte Castelo" ou "Quando o Sol bater na janela do seu quarto" do Legião Urbana que também já presenciei em celebrações comemorativas de formandos, não tem nenhuma ligação com a fé católica, com nosso amor pelo Senhor e com testemunho de vida. 


Por mais que desejemos evangelizar e aproveitar para tentar tocar os corações daqueles que estão lá só por um dia, por preceito, não devemos fazê-lo a qualquer custo, banalizando o momento mais precioso de nossa fé que é o Santo Sacrifício do Altar. Neste momento, estamos diante do mesmo e único sacrifício de Jesus na cruz renovado no altar pelo padre que age "in persona christi" ou seja na pessoa de Cristo, devemos meditar e nos entregar neste mistério. Este momento é único e é o mesmo há 2000 anos. 


Como você agiria se estivesse diante de Jesus que se dá por você na cruz? Meditaria no coração e louvaria a Deus que por amor se entrega para te salvar ou cantaria é preciso saber viver? Existe um tempo certo na qual Deus trará de volta as ovelhas perdidas, cada um terá seu encontro pessoal mas na Missa devemos fazer nosso trabalho ministerial a qual fomos chamados, ser parte da Liturgia e levar as pessoas a viver os ritos celebrados . 


É importante lembrar a equipe de Liturgia que não se deve adaptar as leituras para a ocasião que no caso seria os formandos, já existe uma leitura pré-estabelecida pela Igreja para todos os dias da semana e na qual toda a Igreja no Mundo inteiro observa. Não são os formandos o centro da Celebração mas sim Jesus Eucarístico, os formando estão lá para que consagrem sua vocação, mas isso não faz deles o papel principal. Rezemos para que a Missa seja um momento do encontro dos formandos com Deus e entrega de suas vocações e que seja Jesus Cristo Eucarístico o centro e não a ocasião celebrada. 


© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor e da fonte

Comentários

  1. Conheço algumas músicas lindíssimas, litúrgicas, próprias para formatura. Ex:entrada - Vamos, é primavera! as flores vão se abrindo no jardim, chegou o dia em que a gente tanto espera de acordar do sono enfim . . . Aclamação: As leis de toda a ciência me falam da onipotência de meu deus e meu Senhor Na bíblia falas comigo, mas falas como um amigo . . . ofertório ; Eis a minha oferta, é minha virtude, dou-te a juventude, o mundo que desperta dentro de mim. vou ser sangue novo para renovar a vida, a história do nosso povo . . . comunhão ; Meu Cristo feito pão nesta mesa, sustentas com o teu coração quem busca nesta vida a grandeza de ser filho de Deus pai pra viver como irmão . . . Final ; Estou partindo, mas meu adeus não é tristeza não. é flor se abrindo, se a flor se acaba os frutos nascerão . . . Bem . . . ´isso. espero que possa ajudar alguém. abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  2. Um texto sético. Ortodoxo.
    A religião de todos é o amor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010