O Respeito ao lugar santo






Fonte: Ministério Ressurreição / Exsurge Domini
Autor: Rogério Hirota escrito em 30-Mai-2010


Gostaria de comentar hoje sobre o respeito que devemos dar ao altar , não digo somente à mesa mas toda a região que geralmente fica situada num plano mais alto que o que fica a assembléia. É comum ver que não só os ministros de música mas também as pessoas que trabalham na Igreja não respeitam o altar, ficam passando de um lado outro como se fosse um lugar qualquer, principalmente se atrás desta se localizar a sacristia.

O altar é um lugar sagrado, um lugar santo, porque é ali que Jesus se dá em Sacrifício por todos nós, onde o mesmo Sacríficio de Jesus se atualiza sobre o altar, onde Deus entrega até sua última gota de sangue pela humanidade, por isso mesmo devemos ter todo o respeito e zelo ao subirmos ao altar. Na bíblia também vemos que quando as pessoas iam se encontrar com Deus subiam o monte, como Moisés e Jesus. Nós também quando subimos no altar estamos subindo o monte na região onde Deus está, no local santo.

Quando passamos a frente do altar normalmente flexionamos nossa cabeça e fazemos o sinal da cruz ou mesmo fazemos a genuflexão, algumas pessoas pensam que é para a imagem de Jesus que geralmente situa-se atrás do altar, mas o respeito é dado de forma muito maior ao altar. Este respeito nos é citado na Bíblia em:

Êxodo 3,5 "Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa."

Por isso ao subirmos ao altar quer seja para passar o som dos microfones do padre, leitor e comentarista ou ir para a sacristia fazer alguma coisa, devemos lembrar que ao passarmos pelo altar estamos passando numa terra santa, devemos ter todo o zelo e respeito, nada de conversas inconveniente ou de pensamentos perdidos, mas deixar florescer no coração o sentimento de respeito, não somente nosso corpo deve se inclinar perante o altar mas nosso coração e nosso espírito, porque é ali onde o Amor maior deixou sua maior prova de amor, quando nem merecíamos fomos amados e novamente unidos em comunhão à Deus e é no altar onde esta mesma e única prova acontece todos os dias, no Santo Sacrifício do Altar (cf. Efe 2,3-4 ; Rom 5,12. Rom 5,15, Rom 5,17-19, Rom 8,21 Rom 6,6, Rom 6,9 , Isa 53,11, Isa 25,6-8).

Isaias 53,11 Após suportar em sua pessoa os tormentos, alegrar-se-á de conhecê-lo até o enlevo. O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniqüidades. Isaias 25,6-8 O Senhor dos exércitos preparou para todos os povos, nesse monte, um banquete de carnes gordas, um festim de vinhos velhos, de carnes gordas e medulosas, de vinhos velhos purificados.Nesse monte tirará o véu que vela todos os povos, a cortina que recobre todas as nações e fará desaparecer a morte para sempre

© Livre para cóia e difusão na íntegra e com menção do autor e fonte

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010