Sugestão de Música para Missa Solene da Assunção de Nossa Senhora - Ano A - 21-Ago-2011

Sugestão de Música para Missa Solene da Assunção de Nossa Senhora - Ano A - 21-Ago-2011
- Vocação para vida Consagrada: Religiosos e Consagrados Seculares -
- Bendita és Tu entre as mulheres -

Irmãos, A Paz de Jesus e o Amor de Maria!


Neste mês de Agosto a Igreja nos convida a meditar a Vocação, é o mês vocacional por isso além das músicas voltadas a liturgia também estarei sugerindo músicas vocacionais.

Nesta semana a Liturgia nos chama a meditar a assunção de Nossa Senhora aos céus.  Somente nestas ocasiões podemos voltar as músicas um pouco mais para nossa querida Mãe, porque é ela quem estará nos centros das leituras.

Estarei postando uma meditação da Liturgia feita pelo John Nascimento.

Assunção de Nossa Senhora
Autor: John Nascimento

Ao terminar a sua missão na terra, Maria, a Imaculada Mãe de Deus "foi elevada em corpo e alma à glória do Céu", sendo assim a primeira criatura humana a alcançar a plenitude da salvação.
S. Bernardo e S. Francisco de Sales estavam convencidos de que a Virgem Maria teria morrido de amor, e não de dor .A morte mais nobre de todas é devida, por conseguinte, à mais nobre vida que jamais houve entre as criaturas; morte que mesmo os anjos desejariam apreciar, se fossem capazes de morrer.         
É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de que a Santíssima Virgem teria morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa no ano 42 ou 44.
Teria então uns 60 anos de idade.Embora a Sagrada Escritura nada diga, a crença universal da Igreja é que a Santíssima Virgem morreu, como tinha morrido também seu Filho. A tradição antiga, tanto escrita como arqueológica, localiza a sua morte no Monte Sião, na mesma casa em que seu Filho celebrara os mistérios eucarísticos e,em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os Apóstolos.
Já em época antiquíssima se chamou àquela primeira Igreja Santa Maria do Monte Sião.        
 
E hoje, sobre parte da área que a Basílica de Constantinopla ocupou, levanta-se a Igreja da Dormição, magnífica rotunda de estilo gótico, consagrada em 1910, cujas torres pontiagudas se descobrem de todos os ângulos de Jerusalém.
 
A glorificação de Maria é uma consequência natural da sua Maternidade Divina:
  Deus não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou o Senhor da vida.
É também o fruto da íntima e profunda união existente entre Maria e a sua missão, entre Cristo e a Sua obra salvadora.Plenamente unida a Cristo, como Sua Mãe e Sua serva humilde, associada, estreitamente a Ele, na humilhação e no sofrimento, não podia deixar de vir aparticipar do mistério de Cristo ressuscitado e glorificado, numa conformação levada até às últimas consequências.
Por isso :

- ‘Maria foi elevada ao Céu em corpo e alma e exaltada por Deus como rainha, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores (cf.Apc.19,16) e vencedor do pecado e da morte’.(LG.59).Este privilégio, concedido à Virgem Imaculada, preservada e imune de toda a mancha da culpa original, é Sinal de esperança e de alegria para todo o Povo de

Deus, que peregrina pela terra, e luta com o pecado e a morte, no meio dos perigos e dificuldades da vida.
Com efeito, a Mãe de Jesus :
        - “Glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há-de consumar no século futuro”. (LG.68).
O triunfo de Maria, mãe e filha da Igreja, será o triunfo da Igreja, quando, juntamente com a Humanidade, atingir a glória plena, de que Maria já goza.
A Assunção de Maria ao Céu, em corpo e alma, é a garantia de que o homem se salvará todo : também o nosso corpo ressuscitará ! A Assunção de Maria é o penhor seguro de que o homem triunfará da morte!.A primitiva tradição a respeito da saída de Nossa Senhora deste mundo é especialmente forte e bem arreigada nos cristãos da Igreja Oriental.Há escritos sobre a Dormição (dormida no sentido da morte de Nossa Senhora), desde os fins do século VII.O título original de Dormição, foi substituído por Assunção, no Sacramentário Gregoriano, enviado pelo Papa Adriano I (790) ao Imperador Carlos Magno, como texto litúrgico para ser usado no seu Império.
 
No fim do século VIII a festa da Assunção era celebrada universalmente no Ocidente em 15 de Agosto. E, em 847, o Papa Leão IV ordenou uma oitava para esta festa.
Mais modernamente o movimento levantado para promover a definição da Assunção corporal de Maria ao Céu, pertenceu a Santo António Maria Claret (1807-1870), o fundador dos Claretianos e bispo de Santiago de Cuba.Milhares de petições de todas as partes do mundo foram enviadas a Roma, pedindo ao Papa a definição do dogma da Assunção.
 
Finalmente, em 1946, o Papa Pio XII dirigiu um inquérito oficial a todos os bispos da Igreja Católica, perguntando-lhes :
 - Em vistas da sabedoria e prudência que vos reconheço, pensais que a ASSUNÇÃO corporal de Maria pode ser proposta ao mundo como definido dogma da fé, que vós, o vosso clero e os fiéis desejam ?
Durante meses o Papa foi recebendo uma quase unânime resposta afirmativa.
Em consequência disso, em l de Novembro de 1950, o Papa Pio XII publicou a seguinte definição :
             - Pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e pela nossa própria autoridade pronunciamos, declaramos e definimos como dogma divinamente revelado : A Imaculada Mãe de Deus, Maria, sempre Virgem, depois da sua vida na terra, foi elevada em corpo e alma à glória do Céu.(Decreto Munificentissimus Deus).
As razões ou fundamentos para a definição do dogma da Assunção de Maria como doutrina revelada foram, a Sagrada Tradição com os mesmos fundamentos da Sagrada Escritura.
Uma razão importante para esta definição foi expressa pelo Papa, quando falou à assembleia dos bispos no dia seguinte à definição . Ele disse que esta nova honra para Maria devia constituir uma esperança de que "o espírito de penitência viesse substituir o prazer pelo amor, renovar a vida da família : Estabilizada, onde era comum o divórcio, frutífera onde era praticada a limitação da natalidade".A Assunção corporal de Nossa Senhora deveria ser um poderoso motivo para o controlo das nossas paixões corporais.
Porquê ?
 - Porque no último dia nós havemos de ressuscitar com um corpo glorioso, pelos méritos que tivermos alcançado durante a nossa vida na terra, sacrificando os nossos prazeres sensuais em obediência à vontade de Deus.
 
Diz-nos o Catecismo da Igreja Católica :
 966. - "Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada e imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada por Deus como rainha, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte"(LG 59). A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação dos outros cristãos.



Espero ter ajudado, deixe seu comentário sobre nossa sugestão e meditação da liturgia. E ajude-nos a divulgar o Blog para que mais pessoas possam crescer conosco.

Pax et Bonum

Rogério Hirota


Entrada:
Senhora dos Céus - Dalvimar Gallo cd. Festa Maria Imaculada Jacareí
Audio e Cifra 

Uma Mulher no Céu foi Vista - Católica
Audio e Cifra 

A Escolhida - Católicas
Audio e Cifra 

Ato Penitencial:
Kyrie Eleison - Com. Palavra Viva
Audio e Cifra  

Hino de Louvor:
Gloria - Cantinho da Criança
Audio e Cifra

Salmo:
Salmo 44 (45)- Coral Paroquia Maria Imaculada Jacareí - cd. Festa Maria Imaculada Jacareí
Audio e Cifra

Aclamação:
Alguém no povo Exclama - Católicas
Audio e Cifra 

Ofertório:
Serei Teu - Com. Shalom
Audio e Cifra 

Sanctus:
Santo - Coral Paroquia Maria Imaculada Jacareí - cd. Festa Maria Imaculada Jacareí
Audio e Cifra 

Abraço da Paz:
Bom e Agradavel - Ministerio Adoração e Vida
Audio e Cifra 

Comunhão:
Mãe da Eucaristia - Críscia Martins - cd. Fortaleza Infinita
Audio e Cifra

Quando Teu Pai - Católicas
Audio e Cifra

Maria de Deus Senhora da Paz - Ricardo Sá
Audio e Cifra 

Pós-Comunhão:
Esposa das Esposas - Com. Shalom - cd. Ressucitou
Audio e Cifra 

Porta do Céu - Com. Shalom
Audio e Cifra 

Alimento de Alma - Coral Paroquia Maria Imaculada
Audio e Cifra 

Final:
Paraíso Aberto - Com. Shalom - cd. Ressucitou
Audio e Cifra

A Primeira que Comungou - Toca de Assis
Audio e Cifra 

Imenso Amor - Católicas
Audio e Cifra 

Servos por Amor - Com. Shalom
Audio e Cifra

Mãe da Fé - Anjos de Resgate
Audio e Cifra


Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010