Sugestão de Músicas para Missa do 25º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 18-Set-2011


Sugestão de Músicas para Missa do 25º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 18-Set-2011
- Mês Da Bíblia -
- O Senhor está perto da pessoa que o invoca -

Irmãos, A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

Iniciamos o mês de Setembro com o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a observar e celebrar a presença da Palavra de Deus em nosso meio. A Liturgia desta semana centraliza suas passagens nos temas sobre os designios e julgamento de Deus estar muito acima do nosso e trabalhar para o Senhor sem ficar esperando o retorno porque nossa maior recompensa já foi alcançada em Cristo Jesus e por isso devemos servir a Deus com os olhos e o coração para o Céu, para o Reino de Deus.

Na Primeira Leitura de Isaias 55,6-9 O Profeta Isaías nos convida à conversão, à mudança de vida. Por mais que já estamos na caminhada na Igreja a conversão tem que ser diária, todos os dias devemos morrer para nós mesmos e fixar os olhos no Senhor, na Sua Vontade. O Profeta também proclama que os caminhos e os pensamentos de Deus está acima do nosso, não devemos tentar entender a Deus ou tentar imaginar o que o Senhor fará se eu fizer algo, mas seguir a sua vontade e seus designíos, é isso que o Senhor espera de nós.

O Salmo 144 (145) com a resposta "O Senhor está perto da pessoa que o invoca" É um canto de alegria , de louvor em que o salmista anuncia seu louvor ao nosso Deus que é amor, perdão, misericórdia. Ele é Justo e seu caminho é santo, o Senhor está perto de todo aquele que o invocar dignamente. O Salmo completa bem a idéia do Profeta Isaías da Primeira Leitura.

Na Segunda Leitura de Filipenses 1,20c-24.27a São Paulo vem falar sobre como o cristão deve viver a sua vida, viver a altura do Evangelho é viver seguindo a Palavra de Deus, viver em Cristo sabendo que a morte não é o castigo mas é passando por ela que iremos receber a nossa recompensa do que vivemos em vida, que é a Vida em Cristo, é a Vida Eterna no Reino de Deus.

No Evangelho de Mateus 20,1-16a Jesus vai completar todas as leituras falando sobre a Parábola do Patrão e os empregados que foram contratados para trabalhar na vinha e todos recebem o mesmo salário, tanto os que trabalharam mais horas como os de menos horas, então os que ficaram mais tempo começam a resmungar. É interessante ver como nós temos a habilidade de reclamar e questionar os acontecimentos em nossas vidas para o Senhor, o povo de Israel mesmo testemunhado
milagres como a abertura do Mar ou mesmo o Maná que caia do céu todos os dias para alimentá-los ainda resmungavam que queriam comer carnes e ainda ousavam-se mais ainda dizendo que tinham saudade do Egito,ou seja a vida velha, nesta parabola Jesus quer resumir todas as Leituras de Nossa Liturgia nos mostrando que devemos trabalhar para o Senhor com alegria não esperando nosso pagamento, o retorno, pois nosso maior tesouro e o bem eterno mais importante está reservado além desta vida, mas na vida eterna, por isso Paulo nos mostra como deve viver o cristão. Não devemos tentar entender os pensamentos, designios e julgamentos do Senhor mas focar nosso olhar na vida eterna. O Mundo hoje prega a alta velocidade, precisamos de informação? A Internet responde em segundos. Precisamos comer? Fast Food e entregas delivery. Até mesmo coisas mais simples como uma recarga de cartucho é feito de modo rápido , prática e sem sair de casa. Estamos nos acostumando a não saber esperar, a não ter uma virtude importante do cristão que é a paciência. O Problema é que estamos fazendo isso também com as coisas que dizem respeito a Fé, em Deus. Queremos cobrar de Deus respostas imediatas e as vezes arrancar a força do Senhor algo que desejamos sem ao menos perceber que os pensamentos do Senhor são diferentes do nosso. Tem até uma música protestante que fala algo parecido com o que estou refletindo que diz assim : "Preciso de uma benção não vou desistir Sem ela eu não vou sair daqui Só saio quando o Senhor me tocar", este também é o grande motivo do Êxodo de pessoas para as seitas protestantes, porque elas oferecem o retorno imediato, a benção imediata fruto de suas teologia da prosperidade.

Mas a Igreja Católica fiel aos passos do Senhor nos ensina que devemos esperar em Deus, porque é na paciência e na mansidão que veremos as grandes obras do Senhor, assim foi com Abrãao e Sara ou Isabel e Zacarias que tiveram a graça da gravidez na velhice, assim também com Santa Mõnica que rezou por 30 anos para a conversão do seu filho e este quando se converte se torna o grande Santo e Doutor da Igreja além de Bispo, Santo Agostinho. A Mensagem que fica para nós é que viva as tribulações de sua vida profundamente mas no Senhor, como diz o Salmo, o Senhor está ao lado do que o invoca lealmente, pois a tempestade pode durar uma noite mas a bonanza vem ao amanhecer, e quando amanhecer em nossas vidas veremos as Glorias que o Senhor fez em nós e estaremos cada vez mais preparados para o grande dia em que viveremos no Reino Celeste, é para isso que fomos chamados, a servir a Deus de todos o coração sem esperar retorno mirando o prêmio maior que está alem desta vida, mas na vida eterna em Deus.

Espero ter ajudado, deixe seu comentário sobre nossa sugestão e meditação da liturgia. E ajude-nos a divulgar o Blog para que mais pessoas possam crescer conosco.

Pax et Bonum

Rogério Hirota


Entrada:
Lugar de Adoração e Vida - Min. Adoração e Vida cd. Em Santidade

Tesouro Sagrada - Vida Reluz

Ato Penitencial:
Senhor Servo de Deus - Católicas

Hino de Louvor:
Glória a Deus nas Alturas - Coral Paroquia Maria Imaculada Jacareí

Aclamação:
Buscai Primeiro - Católicas
Audio e Cifra http://ministerio-ressurreicao.blogspot.com/2010/11/buscai-primeiro-liturgicas.html

Ofertório:
Estar em Tuas Mãos - Com. Shalom

Sanctus:
Santo é o Senhor - Coral Palestrina

Abraço da Paz:
Bom e Agradável - Walmir Alencar

Comunhão:
Pão do Céu - Focolares

Pós-Comunhão:
Em Santidade - Min. Adoração e Vida cd. Em Santidade

Viver pra mim é Cristo - Typ Voz

Viverás em Mim - Pe. Gleuson

Final:
Abro Mão - Min. Adoração e Vida cd. Em Santidade
Audio e Cifra

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010