Sugestão de Músicas para Missa do 26º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 25-Set-2011

Sugestão de Músicas para Missa do 26º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 25-Set-2011
- Dia Nacional Da Bíblia -
- Recordai, Senhor meu Deus, Vossa Ternura e Compaixão -

Irmãos, A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

Estamos terminando o mês de Setembro com o Dia Nacional da Biblia. Poderemos então tocar algumas músicas sobre a Bíblia e que estarei sugerindo abaixo. Na Liturgia desta semana, temos como o tema central o arrependimento, a humildade.

Na Primeira Leitura de Ezequiel 18,25-28 o profeta anuncia sobre o arrependimento, que são as nossas escolhas e nossa conduta que nos levará a Vida Eterna e mesmo que erramos em nossas escolhas e nos arrepender e trilhar novamente o caminho do Senhor, alcançaremos o Reino de Deus. Por isso o Senhor nos fala que não devemos culpar a Deus pelas coisas que acontecem em nossas vidas, mas reconhecer a nossa pequenez e buscar a justiça de Deus sempre para vivermos a plena paz.

O Salmo 24 (25) com a resposta "Recordai, Senhor meu Deus, Vossa Ternura e Compaixão" É um canto meditativo onde louva a Deus pela sua misericórdia e compaixão para conosco e nos revela o seu caminho recolocar os que se perderam de volta a justiça e levar os pobres e humildes ao Reino dos Céus.

Na Segunda Leitura de Filipenses 2,1-11 São Paulo vai nos alertar sobre a importância da humildade, é a humildade que nos leva a viver harmoniosamente em plena unidade com nossos irmãos, é na humildades que morremos para nós mesmos, para nosso orgulho, autosuficiencia e competição e faz nosso olhar mudar sobre nossos irmãos, tornando-os importantes , mais que nós mesmo. E nos dá o maior exemplo que se pode falar, que é a humildade de Jesus, que mesmo sendo Deus, se fez homem, o Criador se fez criatura e entregou tudo de si, até a morte para nos salvar, para pagar a divida que nenhum homem poderia, mas somente Jesus verdadeiro homem e verdadeiro Deus poderia fazer e é nessa humildade que nos louvamos o Nome de Jesus que está acima de todo nome. Paulo nos dá o maior exemplo de humildade para que também nós cristãos, imitadores de Cristo, também vivamos a plena humildade em favor de nossos irmãos, desfazendo de si mesmo para o próximo.

No Evangelho de Mateus 21,28-32 Jesus vai resumir todas estas passagens na Parabola do Pai que pede aos dois filhos que trabalhassem na vinha. O primeiro falou que não ia mas arrependeu-se e foi o segundo disse que ia mas não foi, Jesus revela que o primeiro fez a vontade do Pai mesmo não querendo fazê-lo. Assim também é em nossas vidas, quantas vezes acontecem situações que nos faz deixar o conforto de nossa casa para ir em missão, muitas vezes até não queremos ir, mas somos impulsionados a trabalhar na vinha do Pai, porque falta operários para a obra. Além disso Jesus nos mostra dois pontos importantes, um é o arrependimento, pois mesmo não querendo seguir as ordens do Pai, o filho se arrepende de não querer obedece-lo e vai ao serviço. Deus não espera que sejamos sempre certos em nossas escolhas e opções mas espera que nos arrependamos e voltemos ao caminho da Justiça, por isso sempre estamos indo buscar o perdão quer seja no sacramento da confissão ou mesmo na nossa vida, em nossas escolhas erradas e que temos como converter nossas atitudes e voltar para a vida em Cristo. Outro ponto que Jesus nos revela é que devemos ser verdadeiros com o Pai e com a obra porque o primeiro filho foi sincero ao dizer que não ia, já o segundo tentou ser algo que não era, disse que ia trabalhar mas mentiu para o Pai e acabou mentindo para si mesmo porque não trilhou a justiça que o Pai esperava dele, nos também devemos ser sinceros com o Senhor e com as obras e missão que nos coloca na vida. Um exemplo é nosso ministerio de musica, muitas vezes queremos ir tocas naquela Igreja grande com som potente e de qualidade admiravel, mas quando somos chamados a tocar naquela comunidade onde a capela é simples e o som humilde muitas vezes negamos nosso ministeriado ou até marcamos o compromisso mas não fazemos com amor, devemos ser sinceros com o Pai e com sua obra, não estamos a serviço para nós, não estamos tocando para nós, mas estamos atendendo um chamado do Senhor , ajudando a comunidade e sendo uma contribuição para a Liturgia, já que ela em si não precisa obrigatoriamente da musica, toda a missa pode ser rezada sem nenhum canto, mas a música vem a ser um reforço para a mensagem que a liturgia quer nos transmitir.


Espero ter ajudado, deixe seu comentário sobre nossa sugestão e meditação da liturgia. E ajude-nos a divulgar o Blog para que mais pessoas possam crescer conosco.

Pax et Bonum

Rogério Hirota


Entrada:
A Biblia é a Palavra de Deus - Católicas
Audio e Cifra 

Sim, eu quero! - Monsenhor Jonas Abib
Audio e Cifra 

Deixa a Luz do Céu entrar - Católicas
Audio e Cifra

Ato Penitencial:
Senhor Vos sois o Caminho - Católicas
Audio e Cifra 

Hino de Louvor:
Glória a Deus lá nas Alturas - Católicas
Audio e Cifra 

Aclamação:
Minha Palavra - Com. Palavra Viva
Audio e Cifra 

Ofertório:
É Devolução - Católicas
Audio e Cifra 

Sanctus:
Santo é o Senhor - Banda Adonai
Audio e Cifra

Abraço da Paz:
A Paz de Cristo - Aline Venturi
Audio e Cifra

Comunhão:
Aonde iremos nós - Católicas
Audio e Cifra 

Pós-Comunhão:
Em Santidade - Min. Adoração e Vida cd. Em Santidade
Audio e Cifra 

Felizes os humildes - Dunga
Audio e Cifra 

Imagem e Semelhança - Walmir Alencar
Audio e Cifra 

Final:
A Biblia é Comunicação- Católicas
Audio e Cifra 

Como não falar do Teu amor - Dunga
Audio e Cifra 

Comentários

Postagens mais visitadas

Sugestão para Missa de Ano Novo - Ano A - 31-Dez-2010